Este evento já ocorreu.

Sound It. Rádio Antecâmara & Os Novos Novos

Oficinas para famílias

artes
19 março a 4 setembro 2022
vários horários
Centro Cultural de Belém
Sound It. Rádio Antecâmara & Os Novos Novos

Nestas oficinas, concebidas para todas as idades, os temas abertos pela exposições são o mote para atividades que tanto podem acontecer no espaço da Garagem Sul como noutros lugares, levando as ideias e conteúdos expostos para novos contextos. Focadas no aprender-fazendo, estas atividades instigam a imaginação para compreender a arquitetura para além das formas e explorar o sentido crítico e a capacidade de síntese que são próprios da arquitetura.

Março

Dia 19 / 11h / music.dance.box | +6 anos

Abril
Dia 3 / 11h/  Cubos Sonoros | 1-5 anos
Dia 9 / 11h / O som que nos rodeia | 5-12 anos

Maio
Dia 1 / 11h / music.dance.box | +6 anos
Dia 22 / 11h / O som que nos rodeia | 5-12 anos

Junho
Dia 5 / 11h / Cubos Sonoros | 1-5 anos
Dia 26 / 11h / O som que nos rodeia | 5-12 anos

Julho
Dia 3 / 11h / O som que nos rodeia | 5-12 anos
Dia 16 / 11h / O rádio que virou instrumento | +6 anos

Agosto
Dia 7 / 11h / music.dance.box | +6 anos

Setembro
Dia 3 / 11h / O som que nos rodeia | 5-12 anos
Dia 4 / 11h / O rádio que virou instrumento | +6 anos

 

music.dance.box (a partir dos 6 anos)
Podemos ver o som? E desenhá-lo? Dançar o som? Podemos?
Esta oficina é um convite para desenhar a dança, dançar o desenho e escutar o som que o desenho de uma dança pode ter. É com o suporte de uma caixinha de música mágica que brincamos com o movimento, o traço e os sons para compor músicas únicas e especiais. A dança pode ser um corpo a desenhar linhas pelo espaço. O desenhista materializa esses traços no papel. E, neste momento, a magia acontece: passamos o desenho dentro da caixinha de música e podemos ouvir o seu som. Depois, podemos dançar ao som da caixinha e recomeçamos o jogo.
Conceção e orientação: Baileia

_

Cubos Sonoros (1 a 5 anos)
Uma casa. Muitas casas. Lado a lado, uma por cima das outras, afastadas, coladas. Cada casa tem um som e, de repente, cada cubo passa a ser uma morada sonora. Propomos a partilha das casas, das brincadeiras, dos sons e dos sonhos. Esta oficina é um convite para brincar com o corpo, o som e o movimento a partir de objetos poéticos. São cubos sonoros que carregam desejos e perguntas: Será que o meu corpo cabe ali? Posso entrar por cima, por baixo ou pelos lados? Quantos de nós cabemos numa casa? Qual o tamanho do meu corpo, dos nossos corpos e dos nossos desejos? Fazer soar os cubos-casas e os corpos-casas, cada um com as suas subtilezas e peculiaridades. Assim, podemos nos descobrir, fazedores de música, construtores de atmosferas ou dançantes de uma festa animada.
Conceção e orientação: Baileia

_

O som que nos rodeia (5 aos 13 anos)
Que sons nos rodeiam? E como relacionamos o som e a arquitetura? Tendo como ponto de partida as exposições Sound It. Rádio Antecâmara e Os Novos Novos, iremos explorar e brincar com os ruídos, com a acústica e com os materiais que nos cercam para criar o nosso projeto de casa ideal.
Conceção e orientação: Thais Bressiani

_

O rádio que virou instrumento (a partir dos 6 anos)
Nesta oficina de corpo-som-movimento vamos literalmente dançar à volta de um instrumento, o desconhecido Theremin. Este objeto sonoro peculiar, avô dos instrumentos eletrónicos de hoje, é antigo e ao mesmo tempo moderno, simples e extremamente difícil e, sem dúvida, surpreendente e muito divertido.
Conceção e orientação: Baileia

garagemsul@ccb.pt ou 213 612 614/5



6 €

Local: