Sinfonias Urbanas

Cinema ao ar livre com música de Filipe Raposo

cinema, música
18 junho a 26 junho 2021
Castelo de São Jorge
Sinfonias Urbanas

O Castelo de São Jorge transforma-se numa sala de cinema ao ar livre com o ciclo de cineconcertos, que conta com a participação de Filipe Raposo ao piano.

Filipe Raposo junta música original a quatro títulos da sétima arte: Lisboa, Crónica Anedótica, sinfonia urbana de Leitão de Barros, As Aventuras do Príncipe Achmed de Lotte Reiniger, O Homem da Câmara de Filmar de Dziga Vertov e Tempos Modernos de Charlie Chaplin.

18 junho: 20h30
Lisboa, Crónica Anedótica (1930)
De Leitão de Barros | 120’
Longa-metragem de Leitão de Barros que combina influências estéticas e tradições artísticas tão diferentes como as vanguardas cinematográficas europeias, a reportagem jornalística ou o teatro de revista. Promovida à época da sua estreia não só como um “documentário”, mas também como uma “crónica”, o filme tem uma estrutura híbrida que confundiu críticos e a remeteu para um lugar secundário tanto na carreira de Leitão de Barros como na história do cinema mudo português.

19 junho: 21h
O Homem da Câmara de Filmar (1929)
De Dziga Vertov | 80’
Uma obra onde é possível reconhecer as influências das várias vanguardas artísticas nas diretrizes que o realizador procura para o seu trabalho, anterior e posterior a este objeto, — a procura do real e o afastamento da ficção.

25 junho: 21h
As Aventuras do Príncipe Achmed (1926)
De Lotte Reiniger | 81’
Primeira longa-metragem oficial de animação da história do cinema, é a obra mais conhecida da cineasta, produzida com figuras de cartão e sombras chinesas. A narrativa baseia-se em obras importantes da literatura árabe e conta a história de amor, quase impossível, entre o príncipe Achmed e a princesa Pari Banu.

26 junho: 21h
Tempos Modernos (1936)
De Charlie Chaplin | 89’
Uma comédia ancorada no mundo industrializado que critica a desumanização da mão de obra na indústria mecânica e reflete sobre os conflitos laborais. Foi censurado na Alemanha, Áustria e Itália pelas ideias comunistas.

 

Local:

Castelo de São Jorge

equipamento municipal, monumento
Rua de Santa Cruz do Castelo 218 800 620 http://www.castelodesaojorge.pt