Sábados em família

em dezembro

cinema
2 dezembro a 30 dezembro 2023
vários horários
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Sábados em família

Este mês, a Cinemateca apresenta…

Pamplinas Maquinista

de Buster Keaton e Clyde Bruckman | mudo, legendado em português | M/6

A história passa-se durante a guerra civil americana, e Buster Keaton encarna Johnnie, um engenheiro ferroviário que tem dois amores: a namorada, Annabelle, e uma locomotiva chamada “The General”, que dá o nome ao filme. O inimigo captura ambas e Johnnie não descansa enquanto não as resgata sãs e salvas. Um filme recheado de momentos de riso, claro, mas ao mesmo tempo um melodrama e um filme de ação com uma cuidada reconstituição histórica. Era entre os seus filmes aquele de que Keaton mais se orgulhava e contém algumas das mais fantásticas proezas físicas e coreografias cómicas da história do cinema. A apresentar em cópia digital com acompanhamento ao piano por Catherine Morisseau.

2 dez: 15h

Dumbo

de Samuel Armstrong, Norman Ferguson, Wilfred Jackson | dobrado em português do Brasil | M/4

Uma pequena maravilha saída dos estúdios de Walt Disney. DUMBO é a adaptação de uma série de histórias populares da autoria de Helen Aberson e Harold Pearl, que contam as aventuras de um elefante marcado pela diferença: Dumbo é de tamanho reduzido e tem orelhas enormes. Mas descobrirá que estas lhe permitem voar. Um filme que mostra que a “diferença” não conta.

Sessão Descontraída: A sessão decorre numa atmosfera mais acolhedora e com regras mais flexíveis no que diz respeito ao movimento e ao ruído dos espectadores, e pode implicar pequenos ajustes na iluminação e no som, bem como no acolhimento do público, para melhor se adaptar às suas necessidades. Com a consultoria da associação Acesso Cultura.

9 dez: 15h

Chapéu Alto

de Mark Sandrich | legendado em português | M/6

Um dos momentos maiores do cinema musical e o mais popular da dupla Astaire-Rogers, onde se destacam os números «Isn’t It a Lovely Day?» e «No Strings». Com os dois e, em especial o espetacular «Top Hat, White Tie and Tails» com Astaire e uma legião de «clones» que é uma perfeita homenagem ao grande bailarino. E a belíssima música de Irving Berlin com 11 melodias, entre elas «Cheek to Cheek» (nomeada para o Óscar) e «The Piccolino.”

16 dez: 15h

Arthur Christmas

de Sarah Smith, Barry Cook | legendado em português | M/6

Arthur Christmas é um filme cuja ação se centra na época natalícia e numa família muito particular, a do Pai Natal. Esta família tal como as outras tem os seus momentos complicados, principalmente no dia da entrega de presentes às crianças do mundo inteiro. Mas como é que eles conseguem? Arthur Christmas é um filme produzido pelos famosos estúdios de animação ingleses, a Aardman Animations, criadores dos nossos amigos Wallace e Gromit e de A Fuga das Galinhas, e é a primeira animação destes estúdios a ser produzida integralmente em computador.

23 dez: 15h

Fantasia

de Walt Disney | dobrado em português do Brasil – M/6

O mais ambicioso projeto do mago dos desenhos animados, Walt Disney: um grande filme de animação que dá a ver (e a ouvir) algumas composições musicais célebres, da Pastoral de Beethoven à Sagração da Primavera de Stravinski. A primeira é ilustrada com uma divertida história no Olimpo grego e a segunda acompanha a origem do mundo e da vida e a extinção dos dinossauros. E há mais: uma irresistivelmente cómica “Dança das Horas”, dançada por crocodilos e hipopótamos, além da presença de Mickey Mouse como “Aprendiz de Feiticeiro”. Entre outras grandes composições.

30 dez: 15h

Local: