Sábados em família

Programa de maio

cinema
7 maio a 28 maio 2022
sáb: 15h
Cinemateca Júnior
Sábados em família

Maio é o mês da Maya, a deusa grega da fertilidade, da terra e das flores. Houve cravos em abril e haverá cravos sempre, mas em maio o jardim da Júnior será variado.

O Balão Branco

de Jafar Panahi, com Aida Mohammadkhani, Mohsen Kafili, Fereshteh Sadre Orafaiv | Irão, 1995 – 85 min / legendado em português | M/6

No dia 21 de março comemora-se o Ano Novo no Irão e Razieh sonha comprar um peixinho dourado para as comemorações, seguindo uma tradição antiga do país. Com a ajuda do irmão, convence a mãe a dar-lhe dinheiro para comprar o peixe. Mas o que parece ser o fim duma história é só o início de uma outra. Primeira longa-metragem de Jafar Panahi com argumento de Abbas Kiarostami.

7 mai: 15h

A Sombra do Caçador

de Charles Laughton com Robert Mitchum, Lillian Gish, Billy Chapin, Shelley Winters | Estados Unidos, 1955 – 90 min / legendado em português | M/12

Esta única incursão de Charles Laughton na realização (que foi um completo fracasso comercial à época) resulta numa obra-prima incomparável, ponte de passagem obrigatória do cinema clássico ao moderno, com uma nova exploração da iluminação expressionista. Nesta onírica história infantil, o ogre é um assassino em série (a mais mítica criação de Mitchum), perseguindo duas crianças filhas de uma das suas vítimas, até se deparar com uma adversária à sua altura, a personagem de Lillian Gish. Um dos filmes mais singulares de sempre.

14 mai: 15h

O Homem da Manivela

de Buster Keaton, Edward Sedgwick com Buster Keaton, Marceline Day, Harold Goodwin Estados Unidos, 1928 – 68 min / mudo, intertítulos em inglês legendados eletronicamente em português | M/6

Com acompanhamento ao piano por Catherine Morisseau

A última grande obra-prima de Buster Keaton e também o seu último filme mudo. Uma irresistível homenagem ao cinema e também (já) uma paródia às vanguardas cinematográficas na genial sequência do “filme no filme”, com Keaton transformado num operador de atualidades da MGM, cuja inabalável sisudez resulta em puro burlesco.

21 mai: 15h

Os Marretas

de James Bobin, com Amy Adams, Jason Segel, Chris Cooper | Estados Unidos, 2011 – 103 min / dobrado em português | M/6

Sessão organizada em pareceria com o FIMFA – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas

Walter é o maior fã do espetáculo dos Marretas. Numa viagem a Los Angeles com o irmão Gary e Mary, a namorada de Gary, descobre que Tex Richman planeia demolir o Teatro dos Marretas para explorar o petróleo descoberto no local. Com esta ameaça no ar, não há tempo a perder para reunir toda a trupe, começando pelo Cocas, o célebre mestre de cerimónias.

28 mai: 15h

Local: