Ricardo Flecha e Oscar Fadlala
A guarania floresce...
O cantor paraguaio Ricardo Flecha chega pela primeira vez a Portugal para apresentar o espetáculo A guarania floresce em Lisboa, no âmbito do reconhecimento da guarania como Património Cultural Imaterial da Humanidade.
A guarania é um género musical paraguaio que se caracteriza por ser sentimental, lento e com melodias e harmonias elaboradas. Este espetáculo pretende recriar os passos do criador da guarania, o compositor José Asunción Flores, por lugares emblemáticos da América Latina e do mundo, onde a sua obra ganhou especial inspiração e recebeu a influência de outras correntes musicais.
Ricardo Flecha é, na atualidade, um dos maiores referentes deste género musical e, através deste espetáculo, procura visibilizar o idioma guaraní e a Guarania como dois traços identitários da cultura viva do Paraguai. O cantor paraguaio desenvolve o seu trabalho artístico a nível profissional desde 1980, foi integrante do quinteto vocal Juglares e também do grupo Ñamandu. O seu trabalho consiste em resgatar temas tradicionais da música paraguaia, às vezes inclusive de extração puramente camponesa ou experimentar com outras formas musicais, desde o jazz à fusão.
Entrada livre mediante levantamento de bilhete a partir de 2 horas antes do início do espetáculo, até ao limite de lotação da sala, na bilheteira CCB.
Local: