Este evento já ocorreu.

Recordar Francis Graça

'Os Três da Vida Airada'

cinema
7 julho 2022
qui: 19h30
Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema
Recordar Francis Graça

Coreógrafo, bailarino e ator, Francis Graça (1902-1980) teve grande notoriedade a partir do final da década de 1920 e até aos anos de 1950, destacando-se a sua ação renovadora a nível do bailado e do teatro musicado nacional. Estudou música no
Conservatório Nacional, mas não teve formação convencional de bailado clássico, apenas uma breve aprendizagem com uma professora de nacionalidade russa.

Francis Graça coreografou e dançou em inúmeros espetáculos de revista, tendo trabalhado com as mais importantes vedetas da época, de Beatriz Costa a Hermínia Silva. Interessado na dança de temas portugueses e na estilização do folclore nacional e, por isso, desde muito cedo em sintonia com os ideais do diretor do SPN, António Ferro, Francis Graça foi um dos fundadores e o mais importante coreógrafo (e bailarino) da Companhia Portuguesa de Bailado Verde Gaio.

A Cinemateca evoca a sua figura e a sua possível influência no cinema português de género musical com a exibição do filme Os Três da Vida Airada. A sessão decorre em paralelo à exposição Francis Graça, Dança, Esplendor e Sombras, no Museu Nacional do Teatro e da Dança  até 4 de setembro, e é precedida de um debate a partir das 18h (aberto ao público) sobre o legado de Francis Graça.

OS TRÊS DA VIDA AIRADA
De Perdigão Queiroga, com Milú, António Silva, Eugénio Salvador
Portugal, 1952 – 98 min | M/12
Argumento de Manuel da Fonseca e Perdigão Queiroga numa popular comédia dos anos 50 que se desenvolve nos meandros do teatro lisboeta.

Local: