Real Câmara
com Mira Glodeanu e Céline Scheen
A devoção à Virgem Maria foi reforçada pela Igreja Católica pós-tridentina diante dos ataques dos reformadores protestantes. Alguns dos textos litúrgicos, como as quatro grandes antífonas Marianas, foram musicados repetidas vezes pelos compositores da época, e a utilização de todos os recursos expressivos ao seu alcance, de forma a cativar e emocionar os fiéis, resultou frequentemente em inusitadas combinações entre o sacro e o sensual. Este programa reúne uma original seleção de obras de alguns dos maiores compositores do barroco tardio, que exemplifica a melhor escrita vocal sacra em estilo concertado ao gosto italiano.
Os Salve Regina de Scarlatti e Händel exploram o pathos extremo do texto, numa combinação muito peculiar, alternando entre o decoro da herança romana e o arrebatamento e virtuosismo ao gosto napolitano. De Viena elege-se um exultante Ave Regina cœlorum, de Fux e um muito operático Haec est regina virginum, do seu colega veneziano Caldara. Completam este programa algumas belíssimas obras instrumentais dos mesmos autores, bem como um divertimento do compositor português de origem genovesa Pedro Jorge Avondano.
Programa
Alessandro Scarlatti (1660-1725) Concerto n.º 1, em Fá menor
Alessandro Scarlatti Salve Regina em Dó menor
Pedro Jorge Avondano (1714-1782) Divertimento, em Dó menor
Johann Joseph Fux (1660-1741) Ave Regina K. 208
Georg Friedrich Händel (1685-1759) Concerto Grosso, op. 6 n.º 4, HWV 322
Georg Friedrich Händel Salve Regina HWV 241
Antonio Caldara (1670-1736) Concerto de Câmara para Violoncelo, 2 Violinos e Baixo
Antonio Caldara Haec est Regina virginum
Ficha técnica:
Violino e direção - Mira Glodeanu
Soprano - Céline Scheen
Violoncelo - Diana Vinagre
Real Câmara
12,5 €, 15 €
Local: