Queer Lisboa

Festival Internacional de Cinema Queer

cinema
18 setembro a 26 setembro 2020
Cinema São Jorge
Queer Lisboa

A 24.ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer está de regresso ao Cinema São Jorge. Este ano o destaque está na secção Queer Focus, que celebra a força das muitas expressões e comunidades queer. Dividida em seis programas distintos, cada um deles sob o signo de um termo-chave: Cruising, Pele, Memória, Sexo, Corpos e Jogo, apresenta expressões, identidades e práticas da cultura queer largamente postas em causa em período de pandemia. Há ainda sessões e eventos que evocam a história do ativismo LGBTI+, assim como a problemática do VIH/sida na realidade presente. Dentro desta programação fazem parte filmes de Peter Strickland, Jennifer Reeves e Luther Price, uma performance ao vivo e momentos de conversa e debate, com a presença de André Tecedeiro, Fernanda Eugénio e Karol Radziszewski, entre outros.

O Queer apresenta também Sessões Especiais, entre as quais, uma exibição na Esplanada da Cinemateca Portuguesa onde é possível assistir a Race d’Ep! (1979), de Lionel Soukaz e Guy Hocquenghem, uma sessão que acontece em diálogo com a nova exposição dos artistas portugueses João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, patente de 23 de setembro a 23 de outubro na Galeria Stolen Books, em Lisboa.

De salientar ainda a sessão Liberdade, Participação e Ativismo, em parceria com o GAT – Grupo de Ativistas em Tratamentos e o CheckpointLX e integrada na iniciativa Lisboa Sem Sida – Fast-Track City, que consiste num debate precedido pela exibição da curta-metragem Thrive (2019), de Jamie di Spirito.

Programação aqui

Local:

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.