Quarentena Cinéfila

Raridades - 3.ª fase

cinema
1 março a 18 março 2021
Quarentena Cinéfila

A Medeia Filmes, em colaboração com a Leopardo Filmes, continua a sua programação regular online, com duas “sessões” semanais da Quarentena Cinéfila – Raridades levando o cinema à sala dos espetadores, em streaming gratuito, através do seu site: www.medeiafilmes.com

Nesta terceira fase são apresentados filmes de Raúl Ruiz, Julien Faraut, Marlen Khutsiev, Grímur Hákonarson e Wim Wenders.

A partir de 1 março
O TERRITÓRIO (1981)
De Raúl Ruiz, com Com: Geoffrey Carey, Paul Guetty Jr, Jeffrey Kime, Isabelle Weingarten, Camila Mora

Um grupo de jovens turistas americanos e franceses parte numa caminhada pela floresta com os seus filhos. Quando o guia que os acompanha os abandona, tomam consciência da sua falta de preparação para enfrentar a situação que têm pela frente. Cada vez mais cansados e esfomeados, perdem-se no “Território”, uma área que resiste à compreensão…

Disponível a partir das 12h de 1 de março até às 11h59 do dia 4

A partir de 4 março
JOHN McENROE: O DOMÍNIO DA PERFEIÇÃO (2018)
De Julien Faraut

Um documentário sobre a final, em 1984, do Torneio de Rolland Garros entre John McEnroe e Ivan Lendl, quando McEnroe era o melhor jogador do mundo. Através de filmes de arquivo de 16 mm das suas atuações no court de Roland Garros, Faraut revela tanto a atenção de McEnroe ao desporto em si como às próprias filmagens, criando um retrato vivo e imersivo de um atleta motivado. Este é um estudo sobre o ténis, o corpo humano e o movimento e, em última análise, sobre como tudo isto se liga com o próprio cinema.

Disponível a partir das 12h de 4 de março até às 11h59 do dia 8

A partir de 8 março
CHUVA DE JULHO (1966)
De Marlen Khutsiev, com Yevgeniya Uralova, Aleksandr Belyavskiy, Yuri Vizbor, Aleksandr Mitta

Lena está prestes a casar-se com Volodya quando descobre que o noivo é uma má pessoa e que aquela relação não tem futuro. Depois de o abandonar, procura um rumo para a sua vida em aventuras com artistas que também procuram a sua identidade. À chuva, conhece Zhenya.

Disponível a partir das 12h de 8 de março até às 11h59 do dia 11

A partir de 11 março
CARNEIROS (2015)
De Grímur Hákonarson, de Com Sigurdur Sigurjónsson, Theodór Júlíusson, Charlotte Boving

Num vale isolado na Islândia, dois irmãos que não falam um com o outro há quarenta anos vão ter de se unir para salvar um bem precioso que partilham: os seus carneiros.

Disponível a partir das 12h de 11 de março até às 11h59 do dia 15

A partir de 15 março
MOVIMENTO EM FALSO (1975)
De Wim Wenders, com Rüdiger Vogler, Hanna Schygulla, Nastassia Kinski, Ivan Desny, Marianne Hoppe, Hans Christian Blech

Uma cidade no norte da Alemanha, Bona, um palácio ao longo do Reno, a periferia de Frankfurt e, finalmente, a montanha Zugspitze – são estes os lugares da viagem que o jovem Wilhelm Meister inicia, na esperança de salvar-se da irritabilidade e do desânimo que o atormentam na sua cidade natal. Em lugares desconhecidos, pensa que será capaz de fazer o que sempre quis – colocar em prática a vontade incontrolável de escrever. Ele quer tornar-se um autor. Com a viagem, que conta com o apoio da sua mãe, Wilhelm espera ampliar os seus horizontes e, acima de tudo, encontrar-se. O filme conta com argumento de Peter Handke e Wim Wenders, a partir da obra de Goethe, Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister.

Disponível a partir das 12h de 15 de março até às 11h59 do dia 18