Comemorações do Dia Mundial da Poesia

As comemorações do Dia Mundial da Poesia, com curadoria de Filipa Leal e Maria do Rosário Pedreira, decorrem ao longo de todo o dia e começam logo de manhã com atividades dedicadas às crianças.
À tarde, há tempo para uma homenagem ao poeta Nuno Júdice, conversas animadas e um espetáculo de spoken word, bem como várias sessões que cruzam a poesia com outras artes, incluindo leituras acompanhadas por jovens instrumentistas, um miniconcerto de fados escritos por poetas e uma exposição de cartazes em que estudantes de artes plásticas interpretarão versos de poetas contemporâneos.
Programa
Atelier Um Fio de Poemas com Rachel Caiano
11h30 e 14h30 | Sala Vianna da Motta
Com a ajuda da ilustradora Rachel Caiano vamos poder ler, ouvir e desenhar poesia.
Tendo como ponto de partida uma seleção de poemas, escolhidos pela ilustradora e utilizando materiais como o carvão vegetal, o pastel seco e técnicas como os carimbos, o recorte e a colagem, vamos sujar as mãos e construir um livro em harmónio, cheio de poemas e ilustrações poéticas.
Podcast com Inês Maria Meneses
12h00 às 13h00 | Sala de Leitura
No Dia Mundial da Poesia, o CCB grava um podcast especial com Inês Maria Meneses à conversa com as curadoras Filipa Leal e Maria do Rosário Pedreira. Uma entrevista intimista onde a poesia, a escrita e a celebração das palavras ganham voz. Um momento único para refletir sobre a importância da poesia e da criação literária com três apaixonadas pela literatura.
Homenagem a Nuno Júdice
14h30 | Sala Almada Negreiros
Participantes: Helena Amaral, Luís Filipe Castro Mendes, Ricardo Marques, Rita Taborda Duarte
Leituras: Raquel Marinho
Filme: Teresa Júdice
Num registo de proximidade, poetas, leitores e companheiros de vida recordarão Nuno Júdice e falarão do homem, do poeta e da obra, que será dada a conhecer também através da leitura de alguns dos seus mais emblemáticos poemas e de um pequeno filme inédito sobre a sua arte poética. A sessão contará ainda com algumas surpresas.
Poema no Bolso com Inês Maria Meneses
15h00 às 18h00 | Sala de Leitura
No Dia Mundial da Poesia, o CCB convida-o a trazer um Poema no Bolso. Das 14h00 às 18h00, na Sala de Leitura, a autora e radialista Inês Maria Meneses apresenta esta celebração da palavra dita. Escolha um poema e recite-o, partilhando a beleza da poesia num encontro envolvente. Uma oportunidade única para dar voz aos versos que o inspiram.
Os Poetas Que (não) Perdemos – Leituras
16h00 | Sala Fernando Pessoa
Seleção de textos: Maria do Rosário Pedreira e Filipa Leal
Leituras: Beatriz Brás, Cucha Carvalheiro, Flávia Gusmão e Luís Lucas
Num ano que começou com a morte de Maria Teresa Horta (1937-2025), e tendo 2024 terminado com a morte de Adília Lopes (1960-2024), o CCB recorda, com atores de diferentes gerações, as obras singulares de alguns poetas de língua portuguesa que perdemos nos últimos anos, mas cuja poesia não se perderá.
A Poesia no Fado com Aldina Duarte
17h30 | Sala Luís de Freitas Branco
Partindo de uma antologia sobre fados escritos por poetas (Esse Fado Vaidoso) que ambas coligiram, Aldina Duarte conversa com Maria do Rosário Pedreira sobre o lugar da poesia no fado, ilustrando as suas sempre interessantes reflexões com a interpretação de alguns fados do seu repertório.
A Noite que Acaba de Passar Vai Para o Mesmo Local Onde Está a Noite Mais Antiga do Mundo – Recital de Poesia
19h00 | Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
Conceção e seleção de textos: João Gesta
Leituras: Francisca Bartilotti, Sofia Bodas de Carvalho e Paulo Campos dos Reis
Viola campaniça e leituras: O Gajo e José Anjos
Voz e guitarra: Romeu Bairos
Uma metáfora de Ramón Gómez de la Serna estimula esta viagem de mais de cem anos através da moderna poesia portuguesa.
De Alberto Caeiro a Francisca Camelo, de Florbela Espanca a José Carlos Barros, três dezenas de poemas imarcescíveis, o incendiário caminho do amor, do sonho, da liberdade.
Não tenhas medo, ouve: é um poema – Instalação vídeo – poetas contemporâneos
Todo o dia | Sala Maria Helena Vieira da Silva
Partindo de um poema de Miguel Torga (Não tenhas medo, ouve:/ É um poema), o público é convidado a perder o medo da poesia, e a ouvir, com o tempo que desejar, cerca de 40 poetas contemporâneos de língua portuguesa, de diversas gerações, nas suas próprias vozes — gravadas em exclusivo para este Dia da Poesia no CCB.
Todo o dia | Receção do CCB
No Dia Mundial da Poesia, o CCB promove uma Feira do Livro, reunindo a Almedina e a Bertrand numa celebração da literatura. Uma oportunidade para explorar obras marcantes, descobrir novos autores e levar a poesia consigo. Venha folhear, inspirar-se e encontrar o livro certo para dar voz às palavras que o emocionam e transformam.
Local: