Pedro Calapez

Debaixo de cada cor

artes
7 maio a 31 julho 2021
Galeria Belo-Galsterer
Pedro Calapez

É a terceira exposição individual de Pedro Calapez na galeria. O artista apresenta trabalhos inéditos, pinturas a óleo, sobretudo telas de grande formato, que nos introduzem a um universo de cor explosivo, ao mesmo tempo que imersivo.
Pedro Calapez ocupa um lugar exemplar na pintura da cena da arte contemporânea portuguesa: tem-se destacado ao longo de mais de quatro décadas, pela sua dedicação à experimentação na pintura, entre formatos e suportes diversos, ora explorando formas mais convencionais, ora suportes que entram no domínio da escultura e da instalação.

O desenho que se evidenciou mais no passado, mesmo no campo da pintura, tem dado lugar às manchas de cor mais impulsivas, cobrindo toda a superfície. Nesta nova série de trabalhos, o artista volta a um formato mais tradicional da pintura – a pintura a óleo sobre tela – no entanto aliando o desenho à pintura. Cria assim uma sobreposição de várias camadas, que nos leva a seguir o seu processo criativo, camuflando-o a seguir: passamos assim do visível, ao ainda legível, mas quase invisível.

As obras nesta exposição assumem todas um registo mais abstrato, não obstante uma linha inicial que nos parece querer revelar mais qualquer coisa: aquilo que se encontra “debaixo de cada cor”.

Terça a sábado, das 14h às 19h


Local: