Panacea’s Toungue
Projeção e conversa com a dupla de artistas residentes LealVeileby, formado pelo casal de artistas António Leal (1976, Lisboa) e Jesper Veileby (1985, Karlstad), é uma dupla luso-sueca que vive e trabalha em Malmö.
Colaborando juntos desde 2011, têm desenvolvido um corpo de trabalho caracterizado pela vida quotidiana, especulação científica e magia. A sua prática é baseada em ideias e guiada principalmente pela intuição. Com foco em vídeo, exploram igualmente outros meios como som, instalação, objetos, texto e projetos online.
No contexto da sua residência na Zaratan apresentam por esta ocasião o trabalho Panacea’s Toungue (duração: 20:23) , uma montagem visual em que ciência e ficção estão tanto em conflito uma com a outra, assim como são parte emaranhada e inseparável da narrativa humana. Suavemente, a sua voz chega até nós do século XXII.
A voz de uma inteligência artificial, e reencarnação da deusa da cura universal da mitologia grega, fala connosco sobre os avanços e limitações da civilização humana. A voz tece a história de um potencial futuro onde Photosthene – um material feito exclusivamente de luz – abre possibilidades inimagináveis e implicações imprevistas. Após a projeção do vídeo, os artistas LealVeileby introduzem as suas práticas artística e os projetos em desenvolvimento.
Local: