Os escassos dias de Sol e para o Sol: o universo literário de J.Rodriguez

“Procuro uma linguagem austera, muito contida. Que a própria forma sirva de controle, limite a efusividade”, assim caracterizava Júlian Rodriguez a sua escrita.
Júlian Rodriguez é um dos mais conhecidos escritores extremenhos, que nunca esqueceu as suas raízes ligadas ao mundo rural, incidindo também a sua paixão sobre a arte e fotografia.
Com a sua morte prematura, em 2019, aos 50 anos de idade, deixou um sem fim de obras, projetos e iniciativas relacionadas com a cultura que, em muitos casos, estavam unidas por um eixo geográfico – desde a Extremadura para a Europa, com uma presença notável em Portugal – e por outro material: o universo do desenho gráfico e da edição.
Júlian Rodriguez foi também, juntamente com Paca Flores, fundador de uma das editoras mais inovadoras de Espanha: a editora Periférica.
A sua obra literária foi reconhecida com diversos prémios.
“Os Escassos dias de Sol e para o Sol: o universo literário de Julián Rodriguez” é uma oportunidade para conhecer o homem e a obra, num debate que contará com as participações do poeta e tradutor Martín López-Vega, do Professor Catedrático da Universidade de Évora, Antonio Sáez Delgado e do artista plástico António Cerveira Pinto.
Local:
Instituto Cervantes
Horário de secretaria
Segunda a quinta, das 9h às 19h
Sexta, das 9h às 14h30
Horário da biblioteca
Segunda a quinta, das 11h às 19h
Sexta, das 11h às 14h