Os Aliens
Esta Noite Grita-se

Texto de Annie Baker, datado de 2010, nomeado para os Susan Smith Blackburn Prize e vencedor do Obie Award for Best New American Play, Os Aliens apresenta o encontro de Evan, um rapaz de 17 anos que arranjou um emprego num café e dois jovens adultos (KJ e Jasper) que ocupam as traseiras daquele estabelecimento.
Jasper, KJ e Evan conversam sobre a vida, os sonhos perdidos, as namoradas abandonadas, os planos futuros ou as drogas que tomam. Nos silêncios das conversas entrevê-se a realidade depressiva dos mais velhos – vidas difíceis e obcecadas com o enorme falhanço e solidão em que vivem. Jasper e KJ estão desfasados do mundo e sobrevivem graças à companhia um do outro e uma centelha de esperança na sua própria genialidade. Evan parece ser infantil demais para a sua idade: o adolescente num “constante estado de humilhação”, encontra nestes estranhos jovens adultos uma companhia onde não se sente julgado e onde a sua autoconfiança emerge.
Os Aliens é, acima de tudo, um grito adolescente à procura da força necessária para não parar de respirar.
*22 maio 2021 - 11h - Ler Devagar
* 23 maio 2021 - 16h - IFICT
À leitura de 23 de maio seguir-se-á um espaço de conversa aberta ao público que contará com a presença de Pedro Carraca (que já encenou este texto com os Artistas Unidos) e Mariana Maurício (tradutora da obra).
Ficha técnica:
Annie Baker, texto; Filipe Abreu e Miguel Maia, direção; José Redondo, Gonçalo Carvalho, José Matos de Oliveira e Filipe Abreu, leitura.
4 €
Local: