OPA – Oficina Portátil de Artes

Open Call e Warm Up

música
6 junho a 2 agosto 2020
sáb: 18h; dom: 18h
OPA – Oficina Portátil de Artes

A OPA – Oficina Portátil de Artes é um projeto pedagógico e artístico de raiz intercultural, promovido há mais de dez anos pela Associação Sons da Lusofonia que se integra na programação de espaço público preparada pela EGEAC. Este ano, a OPA está de regresso para uma edição inovadora. Num ano em que se vive uma situação atípica, a nova edição conta com várias novidades, como concertos de Warm Up, uma Open Call direcionada aos novos talentos e um novo website que reúne todas as novidades desta edição. Nos últimos anos, a OPA tem trabalhado com centenas de jovens de diversas origens e bairros da Área Metropolitana de Lisboa. Através de workshops dirigidos por profissionais da indústria musical portuguesa, são dadas ferramentas técnicas e artísticas que permitem uma evolução acompanhada e, ao mesmo tempo, um lugar em palcos centrais da cidade. No fundo, garante-se a formação artística de novos talentos através de um acesso a inúmeras ferramentas e profissionais que os prepararam para um futuro mais promissor na área que apaixona os participantes de todas as edições: a música.

OPEN CALL

A partir do dia 2 de junho, inicia-se o processo de candidaturas / Open Call direcionado a jovens talentos dentro do Hip Hop que pretendam integrar a edição de 2020. O formulário para Open Call encontra-se disponível, a partir dessa data, no renovado website OPA e decorre até dia 22 de junho.

WARM UP

Ainda durante o mês de junho decorrem sessões de Warm Up, também em formato digital. Estes sessões contam com a participação de alguns dos artistas que tiveram oportunidade de viver e experienciar todo o processo em edições anteriores, como La Familia Gitana, SXR, Máry M, Mynda Guevara e DJ Kope.

As atuações acontecem nos dias 6 e 7, 13 e 14 de junho, com transmissão em direto a partir do Instagram OPA. Além de serem transmitidos de forma digital, os concertos acontecem em estúdios de música e espaços ligados à criatividade artística, como o Espaço Take.it, Estúdios Namouche, Auditório World Academy ou Estúdios Lisbon Sound Society.

Apresentação dos resultados da participação em formato concerto

1 e 2 de agosto