Oficinas de verão
Férias de verão 2018
Dois dias, uma oficina.
3 e 4 de julho
Caras muito caras!
A partir de diferentes personagens do museu e com muitas caixas vamos criar um jogo de “mil” caras diferentes! Depois baralhamos tudo para ver o que acontece. Será que um rei pode ter a cabeleira de uma rainha? Ou uma princesa o bigode de um cavalheiro? Participa e descobre!
Orientação: Carla Rebelo
5 e 6 de julho
Quem sou eu?
Máscaras imaginadas, máscaras tecidas.
Com muitas cores, diversas formas, fios de texturas diferentes, vamos construir um outro eu e representá-lo numa máscara tecida por nós.
Caras assustadoras? Caras maquilhadas? Caras peludas? Caras narigudas? Caras emolduradas? Caras enrugadas? E agora, quem sou eu?
Orientação: Carla Rebelo
10 e 11 de julho
Retratos de todos e para todos!
Como me vejo? E como te vejo? Será que vemos a mesma coisa?
Observa bem! Traça o meu contorno, e preenche o seu interior.
Nesta oficina iremos explorar a ideia de autorretrato e retrato através da utilização de diferentes técnicas de desenho e de observação.
Orientação: Ricardo Mendes
12 e 13 de julho
Cinco Retratos e um Número
Simetria, proporção, escala, perspetiva são alguns dos conceitos que a arte e a matemática partilham. Nesta oficina vamos aprender como descobrir um número muito especial que podemos encontrar na arte e, em particular, no retrato.
Orientação: Cecília Costa
17 e 18 de julho
Rosto meu, rosto meu, o que pareço eu?
Inspirando-nos na coleção de retratos do museu, vamos inventar personagens e construí-las, explorando diferentes técnicas e tomando como referência o próprio rosto. No final, uma grande história pode ser criada: ora quem és tu, ora quem sou eu? O que fazes tu, o que faço eu?
Oficina de carácter teatral, com produção de figurinos e acessórios para se fazer um figurão!
Orientação: Carlos Carrilho
19 e 20 de julho
Os rostos de uma história!
Sabiam que numa sala muito especial podemos encontrar algumas referências às Fábulas de La Fontaine? E na ourivesaria descobrir peças que misturam vegetais e animais? Lembram-se de expressões da linguagem popular como Cabeça de alho chocho, Língua-de-gato, Figura de urso, Cara de palhaço, Cabeça de burro, Boca de sapo, Língua-de-veado? Lançamos-te um desafio: o que fazer com tudo isto? Criar um livro onde muitas destas e outras personagens possam entrar, dar-lhes a volta, misturando-as!
Orientação: Carlos Carrilho
24 e 25 de julho
Quem é quem?
Tantas caras misteriosas no Museu!
Quem será o bom? E o mau? A cozinheira ou o caçador?
Neste jogo há uma história, personagens, aventuras e muitos segredos guardados!
Durante esta oficina vamos inventar e construir um jogo com peças, cartas, tabuleiro, dados e ampulhetas. Tudo é possível desde que no fim haja tempo para jogar.
Vamos a isso?
Orientação Rita Cortez Pinto
26 e 27 de julho
Retratos animados
O que nos diz um retrato? Será que nos conta a história do seu dono? Quantas expressões consegue fazer? Animada, misteriosa, mal disposta, sonhadora?
Vamos fazer um filme de animação a partir de retratos e das suas expressões. Contar uma história que se passa de cara em cara, onde o nosso rosto se transforma em personagens mirabolantes que vivem na nossa imaginação. No fim escolhemos a música perfeita e o filme pode começar a rodar!
Orientação: Rita Cortez Pinto
7-12 anos
10-17h
Almoço: é possível trazer de casa ou almoçar no restaurante (6€ por refeição)
Inscrições individuais, limitadas e por ordem de chegada até 2 dias da oficina: se@mnaa.dgpc.pt ou 213 912 800
15 € - oficina
Local: