Este evento já ocorreu.

Oficinas de férias

artes
10 agosto a 28 agosto 2020
vários horários
Galeria Monumental

As Oficinas de Férias de Verão da Lugar Específico são um conjunto de actividades dirigidas a crianças durante as férias de verão, com um cronograma pedagógico que procura desenvolver as habilidades, a criatividade e a liberdade de expressão. Em cada programa procura-se pôr em prática o nosso conceito de artEducação, criando um cruzamento equilibrado entre a arte contemporânea e as metodologias educativas alternativas.

Cada semana tem o formato de uma residência artística, um mergulho num determinado tema. A cada mergulho, desenvolve-se um projecto artístico debruçando-nos sobre uma determinada questão inicial.

Durante este ano, tratar-se-á de Memória e Imaginação a partir de diversas perspectivas, inspirados pelas exposições patentes na Galeria Monumental e usar-se-ão variadas técnicas de criação para construir as experiências.

0/08 a 14/08 – Esculturas habitadas, com Mariana Ramos:

Quando olhamos uma escultura, passeamos em seu redor para ver o seu exterior, mas, e se pudéssemos entrar lá dentro? Que formas poderão ganhar? Serão parecidas com casas ? Muitos artistas contemporâneos constroem formas, alteram espaços para que o espetador possa vivenciar o lugar de uma outra maneira. Durante esta semana, vamos fazer instalações, criar zonas de conforto e de desconforto que poderão ser percorridas ou onde poderemos descansar.

17/08 a 21/08 – Nossos Jogos de Praia, com Eduarda Estrella:

Nossos Jogos de Praia é uma oficina de experimentações que tem como ponto de partida a peça “Jogos de Praia” que, em 1987, esteve em cartaz na Galeria Monumental. Aproveitando o verão e o seu imaginário, criaremos diversas instalações experimentais, na área exterior da galeria. Vamos construir os elementos desta instalação e vamos explorar a ocupação do espaço coletivamente, concluindo a semana com uma grande instalação final que será aberta a visitantes especiais, no último dia de atividade. O que a praia é para ti? O que gostas de fazer no verão? A partir das nossas memórias vamos criar uma praia só nossa na Galeria Monumental.

24/08 a 28/08 – De que matéria somos feitos?, com Ricardo Guerreiro Campos:

De que matéria somos feitos? Esta é uma oficina de exploração das diferentes possibilidades expressivas da relação entre o corpo e a matéria. Vamos coleccionar experiências numa performance vista de fora para dentro da galeria, em que o seu vestígio habitará o espaço vazio, em branco.

Dos 7 aos 13 anos

De segunda a sexta-feira, entre as 14h30 e às 18h30



80 € - inclui todos os materiais e um seguro de acidentes (IVA incluído)

Local: