O nosso futuro ainda humano
Ciclo Pensamento
O Ciclo Pensamento no São Luiz pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre os grandes temas do nosso futuro próximo, considerando o impacto que as tecnologias têm na sociedade, com especial destaque para o que se verifica no terreno das artes, cultura e conhecimento. A crescente virtualização do mundo e da experiência, no contexto de um certo determinismo tecnológico, tem transformado a nossa perceção dos acontecimentos, fazendo com que nos reconheçamos cada vez mais numa simbiose homem-máquina, com os naturais conflitos de identidade e consequente apreensão relativamente a uma subalternização
daquilo que é próprio do humano. Tal como a política, também a arte requer um entendimento ao longo do tempo.
PROGRAMA
18 janeiro: Joe Paton – Investigador Principal e Diretor do Champalimaud Programa de Neurociências (CNP) da Fundação Champalimaud (CF).
8 fevereiro: Fátima Vieira – Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).
7 março: António M. Feijó – Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
6 abril: Leonel Moura – Artista plástico e Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação.
9 maio: Gonçalo M. Tavares – Escritor e professor universitário.
18 junho: José Bragança de Miranda – Ensaísta e professor universitário.
Entrada livre sujeita à lotação da sala.
Sessões às 18h
Ficha técnica:
Carlos Pimenta, coordenação.
Local: