O nosso futuro ainda humano

Ciclo Pensamento

ciências
18 janeiro a 18 junho 2024
São Luiz Teatro Municipal
O nosso futuro ainda humano

O Ciclo Pensamento no São Luiz pretende constituir-se como um espaço de reflexão sobre os grandes temas do nosso futuro próximo, considerando o impacto que as tecnologias têm na sociedade, com especial destaque para o que se verifica no terreno das artes, cultura e conhecimento. A crescente virtualização do mundo e da experiência, no contexto de um certo determinismo tecnológico, tem transformado a nossa perceção dos acontecimentos, fazendo com que nos reconheçamos cada vez mais numa simbiose homem-máquina, com os naturais conflitos de identidade e consequente apreensão relativamente a uma subalternização
daquilo que é próprio do humano. Tal como a política, também a arte requer um entendimento ao longo do tempo.

PROGRAMA

18 janeiro: Joe Paton – Investigador Principal e Diretor do Champalimaud Programa de Neurociências (CNP) da Fundação Champalimaud (CF).

8 fevereiro: Fátima Vieira – Vice-Reitora para a Cultura da Universidade do Porto e Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP).

7 março: António M. Feijó – Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian e professor Catedrático do Departamento de Estudos Anglísticos e do Programa em Teoria da Literatura, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

4 abril: Leonel Moura – Artista plástico e Embaixador Europeu da Criatividade e Inovação.

9 maio: Gonçalo M. Tavares – Escritor e professor universitário.

18 junho: José Bragança de Miranda – Ensaísta e professor universitário.

Entrada livre sujeita à lotação da sala.

Sessões às 18h


Ficha técnica:

Carlos Pimenta, coordenação.

Local: