O espaço é real?

Ciclo de filmes da Coleção do CAM

cinema
7 setembro 2022 a 4 janeiro 2023
Fundação Calouste Gulbenkian
O espaço é real?

Num contentor marítimo instalado no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian apresenta-se, entre setembro e janeiro, um ciclo de filmes da Coleção do CAM, que se divide em três partes diferentes.

Os três momentos deste ciclo transportam o público de espaços reais da Fundação, vistos com um olhar novo e inesperado, a espaços de assumido devaneio e estranheza, passando por modos de ficcionar e narrar a imersão num espaço natural.

Espaços da Fundação: A primeira parte deste ciclo remete-nos diretamente para espaços da Fundação Calouste Gulbenkian, por terem sido aí realizados, tendo sido adquiridos nos últimos anos. Filmes: I gave my love a cherry that had no stone (2016) de Emily Wardill e Piso Térreo (2006) de Filipa César.

Abordagens ficcionais da natureza: A segunda parte deste ciclo inclui dois filmes que remetem para abordagens ficcionais da natureza. Filmes: Surrendering after Hamish (2004) de Bruno Pacheco e Golden Dawn (2011) de Salomé Lamas.

Os mundos paralelos do inconsciente: A terceira parte deste ciclo integra dois filmes que assinalam o devaneio ou os mundos paralelos que se situam nas passagens entre a consciência e o inconsciente. Filmes: Hereditas (2006) de Vasco Araújo e Hypnotic Suggestion (1993) de Jane e Louise Wilson.

Programa aqui

Ficha técnica:

Curadoria: Leonor Nazaré

Local:

Fundação Calouste Gulbenkian

fundação, museu, biblioteca, auditório
Avenida de Berna, 45A 217 823 000 http://www.gulbenkian.pt