O Banho de Tomoko
Escola de Mulheres
O título provém da imagem de uma mãe a dar banho à filha vítima de envenenamento por mercúrio, naquele que terá sido um dos grandes desastres ambientais da história, captada em 1971 pelo fotojornalista norte-americano W. Eugene Smith. A fotografia a preto e branco ficou imortalizada como Tomoko Uemura in Her Bath, tornando-se bandeira para milhares de japoneses vitimados pela mesma contaminação.
Através dessa imagem tão intima e comovedora, ainda hoje impressionante, Marta Lapa e os atores Teresa Coutinho e Vítor Alves da Silva partem para a construção de um espetáculo que levanta questões como “será a fotografia de um cadáver de criança mais pornográfica ou chocante do que uma fotografia de sexo explícito?” Com texto da poeta Catarina Santiago Costa (autora do maravilhoso Filha Febril), O Banho de Tomoko assume-se como uma reflexão sobre o poder da imagem num tempo em que “assistimos diariamente, nas televisões e nas redes sociais, ao horror da morte quase em direto, mas censuramos cada vez mais imagens de nudez e sexo.” FB
Informações e reservas (terça a dom. das 15h às 20h): geral@escolademulheres.com/ T. 915 039 566
Ficha técnica:
Escola de Mulheres. Catarina Santiago Costa, texto; Marta Lapa, criação; Teresa Coutinho e Vitor Alves da Silva, cocriação e interpretação; Pedro Moura, música original e interpretação musical ao vivo.
12 € - preço normal (ver descontos)
6 € - Dia do Espectador (sextas)
Local:
Clube Estefânia
Informações e reservas (3ª a dom. das 15h às 20h)
geral@escolademulheres.com