Este evento já ocorreu.

Nanni Moretti

Sessões especiais

cinema
30 junho a 6 julho 2020
Cinema Nimas
Nanni Moretti

Duas das obras  emblemáticas de Nanni Moretti regressam às salas a partir de 24 de junho. A comédia satírica Palombella Rossa e Querido Diário é um olhar do realizador sobre a Itália dos anos noventa são os filmes exibidos. As sessões especiais são promovidas pela Risi Film e pela Festa do Cinema Italiano.

30 junho – 16h

QUERIDO DIÁRIO (1989)

Com Giovanna Bozzolo, Nanni Moretti e Sebastiano Nardone

Um misto de comédia e documentário autobiográfico realizada e interpretado por Nanni Moretti. O filme, que valeu ao cineasta o prémio de Melhor Realizador em Cannes, em 1994, divide-se em três partes. No primeiro episódio, Na Vespa, Moretti circula por Roma na sua vespa, insurgindo-se contra a destruição do espírito da cidade que se perdeu na vulgarização de subúrbios, para desembocar numa peregrinação-tributo a Pasolini. Este é sucedido de As Ilhas (por onde paira a referência a Rossellini) e de Os Médicos.

1 julho – 21h30 e 6 julho – 19h

PALOMBELLA ROSSA (1989)

Com Nanni Moretti, Asia Argento, Mariella Valentini e Silvio Orlando

Uma sátira ao panorama político italiano da época, sendo, em particular, uma metáfora da situação então vivida pelo Partido Comunista Italiano. A ação decorre quase sempre dentro de uma piscina onde decorre uma partida de pólo aquático que reflete os confrontos em causa.


6 €

Local: