Este evento já ocorreu.

Mulheres Mecenas

Colóquio no Palácio dos Marqueses do Lavradio

artes, ciência
25 novembro a 26 novembro 2021
vários horários
Palácio dos Marqueses do Lavradio
Mulheres Mecenas

Por ocasião do V Centenário do Nascimento da Infanta D. Maria, Duquesa de Viseu e fundadora da primeira igreja de Santa Engrácia, o Artis- Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em parceria com o Panteão Nacional, organizam o Colóquio Mulheres Mecenas, que se realiza nos dias 25 e 26 de novembro de 2021, no Palácio dos Marqueses do Lavradio (Campo de Santa Clara).
Desde a Antiguidade aos nossos dias, as mulheres têm tido um papel de relevo na formação do gosto, no colecionismo artístico e na proteção às Artes e Letras. Contudo, a História das Mulheres e de Género só nos últimos anos ganhou espaço próprio, depois de várias gerações dos Annales terem consolidado uma metodologia de análise histórica segundo uma vertente pluridisciplinar, no âmbito das Ciências Sociais.
Estes estudos têm vindo a revelar a ação feminina em diferentes campos numa perspetiva global e também no domínio da arte a mulher deixou de ser vista apenas como a musa inspiradora de artistas, passando ela própria a ser avaliada enquanto criadora da obra de arte, doadora e mecenas. É este domínio do mecenato artístico que emoldura o presente colóquio a propósito da evocação da Infanta D. Maria, modelo de princesa culta e mecenas do largo tempo do Renascimento, no qual viveu. O encontro servirá para a discussão do tema do mecenato no feminino nos diversos tempos históricos, sublinhando o modo como as mulheres nas sociedades patriarcais, ao mesmo tempo que cultivavam conhecimento, encontraram, por esta via, formas de exercer poder e influência. Mais informação aqui.

Local: