Motelx

Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa

cinema
7 setembro a 14 setembro 2020
Cinema São Jorge
Motelx

O 14.ª edição do Motelx realiza-se num ano em que a realidade parece superar a ficção. No entanto, e apesar das adaptações necessárias, o evento volta a realizar-se no Cinema São Jorge. Depois de três dias de Warm-Up ( 3, 4, 5 setembro) em vários locais ao ar livre, o festival prolonga-se durante oito dias, entre 7 e 14 de setembro.

O programa inclui uma retrospetiva intitulada: Pesadelo Americano: O Racismo e o Cinema de Terror, onde é exibida uma seleção de sete filmes precursores do movimento Black Lives Matter. Entre eles The Intruder (1962), de Roger Corman, Candyman (1992) de Bernard Rose e Get Out (2017) de Jordan Peele.

Na secção Quarto Perdido, o realizador Pedro Costa é convidado. Sob o título Pedro Costa – Filmar as Trevas, o cineasta aborda em conversa a sua declarada afinidade com o universo do terror e do fantástico e são exibidos os filmes Ne Change Rien (2009) e Cavalo Dinheiro (2014).

Este é o ano em que há um recorde de obras realizadas por mulheres. Estreias o feminino marcam a secção Serviço de Quarto. Destaque para: Saint Maud, de Rose Glass, uma visão original sobre fé e loucura; Relic, a  estreia cinematográfica da escritora Natalie Erika James; The Trouble with Being Born, de Sandra Wollner, uma antítese da história de Pinóquio em versão sci-fi. De salientar ainda First Love, de Takashi Miike que estreou na Quinzena dos Realizadores em Cannes.

Da programação fazem ainda parte Scream, Queen! My Nightmare on Elm Street, documentário sobre Mark Patton e o seu papel enquanto primeiro scream queen masculino em A Nightmare on Elm Street 2: Freddy’s Revenge. E, pela primeira vez, um programa de Curtas Experimentais dedicado a narrativas alternativas que usam técnicas revolucionárias para criar novas linguagens e pesadelos transcendentais.

Programação completa aqui

Local:

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.