Monstra – Festival de Animação de Lisboa

2020

cinema
29 setembro a 10 outubro 2020
vários locais
Monstra – Festival de Animação de Lisboa

O Monstra – Festival de Animação de Lisboa regressa a várias salas para apresentar as longas-metragens em competição e várias retrospetivas no âmbito dos 20 anos do festival.

A sessão de abertura acontece no Cinema São Jorge, a 29 de setembro, às 21h30, com quatro estreias mundiais: The Monkey, a nova curta-metragem da produtora portuguesa Sardinha em Lata, realizada por Lorenzo Degl’Innocenti e Xosé Zapata; Setembro de Ricardo Mata, um filme português sobre a cidade de Lisboa; Katalog of Flaws, filme canadiano realizado por Marv Newland, que conta com banda sonora dos Dead Combo e The One-Minute Memoir, da realizadora norte-americana Joan Gratz.

A competição de longas-metragens composta por sete filmes internacionais é exibida de 1 a 7 de outubro, no Cinema City Alvalade. Aqui destaque para: The Swallows of Kabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, que relata duas histórias de amor num Afeganistão sob o controlo taliban e que celebra a força e a beleza das mulheres; Buñuel no Labirinto das Tartarugas, de Salvador Simó que conta a história verídica de como o realizador surrealista Luis Buñuel fez o seu segundo filme e A Famosa Invasão da Sicília pelos Ursos, de Lorenzo Mattotti, baseado no livro homónimo, escrito em 1945 e que foi selecionado para a secção Un Certain Regard da edição 2019 do festival de Cannes.

Para esta edição comemorativa foi programada também uma retrospetiva, com a exibição de alguns dos melhores filmes que já passaram pelo festival desde a sua primeira edição no ano 2000. E ainda a exibição, na Cinemateca, de algumas das obras que marcaram a história do cinema de animação mundial.

Por fim, são de assinalar um conjunto de sessões para famílias, duas de curtas-metragens, no Cinema City Alvalade (3 e 4 de outubro) e duas na Cinemateca Júnior que exibe Fantasia (3 outubro) e A Minha Vida de Courgette, de Claude Barras (10 outubro).

Programação completa aqui

Local:

Cinema São Jorge

cinema, equipamento municipal
Avenida da Liberdade, 175 213 103 400 http://cinemasaojorge.pt

Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.

Praça José Fontana