Modos de Habitar

Ciclo de cinema ao ar livre

cinema
2 julho a 30 agosto 2018
seg: 21h30
Casa da Achada – Centro Mário Dionísio
Modos de Habitar

A Casa da Achada propõe, para os meses mais quentes, um ciclo de cinema ao ar livre. Intitulado Modos de Habitar encontra-se inserido no ciclo Outra Sociedade – À Volta das Ideias de Ivan Illich, que reflete sobre as ideias do pensador austríaco Ivan Illich (1902-2002), crítico das sociedades industriais da segunda metade do séc. XX.

A projeção dos filmes foi pensada no espaço livre entre dois prédios, que brevemente dará lugar a um novo alojamento local. As obras apresentadas, ficções e documentários, são exemplo de diferentes modos de habitar, dos bairros do centro à periferia, da burguesia à classe operária. O ciclo abre com O Apartamento, de Billy Wilder, vencedor de vários Óscares, com Shirley MacLaine e Jack Lemmon nos principais papéis, segue-se Nova Iorque Fora de Horas, de Martin Scorcese e Quando o Rio se Enfurece, uma obra intensamente lírica de Elia Kazan, com Montgomery Cliff, Lee Remick e Jo Van Fleet.

Já em agosto é possível assistir a dois documentários portugueses que têm como cenário a cidade do Porto, Ângulo Morto, de Regina Guimarães e Ruído ou As Troianas de Tiago Afonso. O ciclo termina com a curta-metragem Arena, de João Salaviza, premiada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

 

Programa:

 

O APARTAMENTO

De Billy Wilder

2 jul: 21h30

 

NOVA IORQUE FORA DE HORAS

De Martin Scorcese

9 jul: 21h30

 

QUANDO O RIO SE ENFURECE

De Elia Kazan

16 jul: 21h30

 

A CAIXA

De Manoel de Oliveira

23 jul: 21h30

 

ARENA

De João Salaviza

O TECTO

De Vittorio de Sica

30 jul: 21h30

 

JANELA INDISCRETA

De Alfred Hitchcock

6 ago: 21h30

 

ÂNGULO MORTO

De Regina Guimarães

RUÍDO OU AS TROIANAS

De Tiago Afonso

13 ago: 21h30

 

O MEU TIO

De Jacques Tati

20 ago: 21h30

 

A CIDADE DOS MORTOS

WAITING FOR PARADISE

De Sérgio Tréfaut

27 ago: 21h30

 

ARENA

De João Salaviza

30 ago: 21h30

 

Local: