Michel Pastoureau
Apresentação de 'Vermelho - História de Uma Cor'

Michel Pastoureau, historiador francês, é um dos maiores especialistas na simbólica das cores e em heráldica. Director de estudos na École Pratique des Hautes Études, onde ocupa a cátedra de História da Simbólica Ocidental, recebeu, em 2010, o Prémio Médicis para ensaio, com Les Couleurs de nos souvenirs. Publicou diversas obras dedicadas à história das cores, dos animais e dos símbolos, designadamente Preto, Azul e Verde, publicadas em Portugal pelas edições Orfeu Negro.
O autor vem a Lisboa para apresentar o seu mais recente livro, Vermelho – História de Uma Cor. Esta conferência, de entrada livre e em francês, é organizada pela editora Orfeu Negro, em conjunto com o Institut Français du Portugal e o Instituto de Estudos Medievais da Universidade Nova de Lisboa.
Segundo o ilustre historiador: “Nenhuma cor se compara ao vermelho; é a cor arquetípica, a primeira a ser dominada e reproduzida pela humanidade em pinturas parietais e adornos corporais. Vinculado ao fogo e ao sangue desde épocas remotas, o vermelho desdobra-se num labirinto cromático particularmente fecundo e ambivalente: cor do Graal e do amor nos romances de cavalaria, cor do Capuchinho Vermelho, será também a cor dos proscritos, das forças do mal, indiciando perigos e interdições”.
Local: Colégio Almada Negreiros (na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, em Campolide)
Local: