Este evento já ocorreu.

Memórias de uma falsificadora

A partir de M.Tengarrinha

teatro
26 abril 2024
sex: 21h
Coruchéus – Um Teatro em Cada Bairro
Memórias de uma falsificadora

Em 1955, três anos após aderir ao Partido Comunista Português, a jovem estudante de Belas Artes Margarida Tengarrinha passou à militância clandestina, ao lado do seu companheiro José Dias Coelho. Ambos artistas, Margarida e José são incumbidos de falsificar documentos que garantissem a segurança de outros camaradas e resistentes à ditadura salazarista. A dura experiência na clandestinidade vivida por Tengarrinha enquanto militante comunista, mulher, esposa e mãe de dois filhos, deu origem ao livro Memórias de uma falsificadora – A luta na clandestinidade pela liberdade em Portugal.

Dedicado às gerações de resistentes, tantos deles anónimos, que com enorme sacrifício pessoal, e alguns até com a própria vida (como foi o caso de Dias Coelho), lutaram pela liberdade e pela democracia, o livro foi adaptado ao teatro por Joaquim Horta, tendo já passado por palcos de todo o país. Agora, estes episódios do quotidiano nessa longa jornada da clandestinidade podem ser de novo testemunhados em palco. FB

Marcação obrigatória até 48 horas do evento para umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt

Espetáculo integrado nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril


Ficha técnica:

Horta – Produtos Culturais, São Luiz Teatro Municipal, Museu do Aljube - Resistência e Liberdade e Truta. A partir do livro de Margarida Tengarrinha. Joaquim Horta, adaptação e encenação; Catarina Requeijo, interpretação.

Local:

Complexo Municipal dos Coruchéus - Rua Alberto de Oliveira umteatroemcadabairro.corucheus@cm-lisboa.pt