Mãe Coragem

Bertolt Brecht/ António Pires/ Mª João Luís

teatro
8 junho a 9 junho 2024
sáb: 19h; dom: 19h
Centro Cultural de Belém
Mãe Coragem

Considerada por muitos como a maior obra do teatro épico de Brecht, a peça Mãe Coragem e Os Seus Filhos foi escrita em 1939, no exílio do dramaturgo (depois de ter sido forçado a fugir por causa da chegada ao poder dos nazis em 1933) e nas vésperas do início da 2.ª Guerra Mundial. Sendo uma crítica da guerra e do conformismo, o texto incide na ambivalência humana, implicada numa mãe, que, embora ame os filhos, não se abstém de «sacrificá-los» para a sua própria sobrevivência.

A peça relata a história de Anna Fierling (a Mãe Coragem, protagonizada por Maria João Luís), uma vendedora ambulante que atravessa os campos de conflitos da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) arrastando uma carroça de mercadorias, na companhia dos seus três filhos (Queijo Suíço, Eilif e Katrin). Ao mesmo tempo que os tenta proteger do conflito armado, para sobreviver, Anna faz escolhas eticamente duvidosas, sem se abster de conluios e negócios desonestos, pondo em xeque, inclusive, a vida da sua família. No final, o resultado é amargo. Acaba por perder todos os filhos, sacrificados pela guerra.

Ficha técnica:

Ar de Filmes/Teatro do Bairro. Bertolt Brecht, texto; António Pires, encenação; Maria João Luís e elenco a anunciar, interpretação.


15 € a 25 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)

Local: