Luz em Toda a Parte

artes
23 dezembro 2022 a 30 abril 2023
vários horários
MAAT - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Luz em Toda a Parte

A exposição Luz em Toda a Parte toma como título uma frase recolhida no material de promoção editado entre os anos 20 e os anos 50 do século XX por uma das empresas que historicamente precederam a EDP.

O Centro de Documentação da Fundação EDP é depositário fiel desse vasto espólio (maquetas gráficas, folhas volantes, folhetos impressos ou cartazes, entre outros suportes) de carácter ao mesmo tempo publicitário e didático. Apresentá-lo ao público é dar a ver um momento importante da sociedade portuguesa: o período em que a eletrificação doméstica se difundiu nas cidades e que, em razão disso, as empresas necessitaram de atrair mais consumidores. Isto foi feito através da exaltação das vantagens da nova fonte de energia e iluminação e da divulgação das modalidades de uma utilização e consumo racionais.

Mas há mais camadas subjacentes aos textos e desenhos que aqui são mostrados: há o reforço da divisão social do trabalho (separando claramente os papéis de cada classe, nomeadamente a nível doméstico) e da hierarquização de géneros (reservando aos homens os papéis ativos e intelectuais, como a leitura e o trabalho fora de casa, e às mulheres a execução ou orientação das tarefas domésticas, como a cozinha ou a costura).

Há ainda a realçar a apropriação de soluções de design já desenvolvidas no estrangeiro em sociedades fortemente industrializadas e urbanizadas (como nos EUA ou em França), onde o consumo estava muito mais desenvolvido e campanhas similares já tinham tido lugar. É assim que, através de contratos de aquisição de direitos, ilustrações e slogans são integral ou parcialmente adaptados, sendo o exemplo mais notável o da mascote Faísca (com origem nos EUA, sob o nome de Reddy Kilowatt ou Ready Kilowatt).

Quarta a segunda, das 10h às 19h


Local:

Avenida de Brasília, Central Tejo 210 028 190 http://www.maat.pt

De quarta a segunda, das 10h às 19h