LisbonWeek’ 20-21

Territórios de Alcântara online

artes, visitas guiadas
31 outubro 2020 a 28 fevereiro 2021
LisbonWeek’ 20-21

A LisbonWeek continua focada em Alcântara e a disponibilizar vários programas culturais online durante as próximas semanas. Há podcasts, visitas virtuais e sonoras e ainda webséries com os habitantes de Alcântara, todos à distância de um clique. Do rio tejo, aos palácios da Junqueira, até ao verde da Tapada, muitas histórias há para descobrir online.

A LisbonWeek regressa à cidade com uma programação que acontece ao longo de cinco meses, de outubro a fevereiro, numa adaptação às condições sanitárias que atualmente se vivem. A freguesia de Alcântara é a anfitriã da edição 2020-21 e, como vem sendo hábito, é possível visitar espaços patrimoniais habitualmente inacessíveis ao público, vivenciar manifestações artísticas e conhecer histórias desta zona de Lisboa.

A organização designou três eixos centrais de programação aos quais atribuiu as cores Azul, Verde e Vermelho, correspondentes, respetivamente, ao rio e zona ribeirinha, ao património natural, e à relação do bairro de Alcântara com o passado nobre da cidade.

O evento começa a 31 de outubro com a Visita ao Pilar 7 – Histórias da Ponte. Já em novembro é possível fazer uma viagem fluvial sob o tema Alcântara vista do Tejo – Passeio de barco em catamaran, assim como várias visitas comentadas, que se prolongam até dezembro, aos palácios da localidade .

A janeiro de 2021, a LisbonWeek vira-se para a Alcântara verde, sobe à Tapada da Ajuda e ao Instituto Superior de Agronomia.

Em fevereiro, Alcântara Industrial é o território explorado, com roteiros que recuperam o caráter fabril do bairro. O programa geral da LisbonWeek vai incluir também uma oferta alargada de conteúdos digitais, com transmissão de eventos em live streaming, podcasts e entrevistas disponibilizadas no site www.lisbonweek.com e nas redes sociais.