Este evento já ocorreu.

Leituras Filosóficas de Fernando Pessoa

Colóquio

literatura
4 dezembro a 5 dezembro 2025
vários horários
Biblioteca Nacional de Portugal
Leituras Filosóficas de Fernando Pessoa

No âmbito da evocação dos 90 anos da morte de Fernando Pessoa, o presente colóquio visa abrir um espaço de debate em torno das múltiplas leituras filosóficas da obra de Fernando Pessoa. Com efeito, a obra de Pessoa tem constituído matéria de reflexão para inúmeros pensadores não só portugueses, mas também internacionais. Tendo em consideração a diversidade da receção de Pessoa, este colóquio propõe-se apresentar um ponto da situação da fortuna crítica filosófica do poeta e pensador português, visando estabelecer uma cartografia da pluralidade de pontos de vista hermenêuticos e filosóficos.

O colóquio terá, nesse sentido, os seguintes eixos temáticos: Filósofos leitores de Fernando Pessoa: entre a hermenêutica e a matéria-prima; Fernando Pessoa leitor de filosofia; e Fernando Pessoa, filósofo.

Ficha técnica:

Organização: Maria Celeste Natário (IF-UP), Rui Lopo (IF-UP), Wanderley Dias da Silva (IF-UP) e Nuno Ribeiro (IELT, NOVA FCSH).

Local: