Este evento já ocorreu.

Kino

18.ª Mostra de Cinema de Expressão Alemã

cinema
21 janeiro a 27 janeiro 2021
Kino

A 18.ª edição da mostra Kino apresenta uma seleção de longas-metragens oriundas da Alemanha, Áustria, Suíça e Luxemburgo. O programa tem em comum uma forte componente política e social, com foco no conceito de “pertença”. São reveladas novas perspetivas sobre a construção de identidade e através de narrativas vibrantes e originais, os filmes exibidos vão além dos estereótipos, desconstruindo lugares-comuns. Este ano a Kino acontece exclusivamente em streaming, na plataforma Filmin.

Os filmes de realizadores e elencos consagrados são apresentados na secção Visões. A mostra abre com uma estreia em Portugal, Berlin Alexanderplatz, de Burhan Qurbani. Protagonizado pelo luso-guineense Welket Bungué, adapta um grande romance da literatura alemã, a obra homónima de Alfred Döblin, no filme em vez de um ex-presidiário, os espetadores acompanham a descida aos infernos de um refugiado africano numa Berlim dos dias de hoje. A secção inclui ainda Flatland, um western contemporâneo de cariz feminista; My Little Sister, um drama íntimo que aborda a abnegação feminina e Cortex, um thriller psicológico, primeira obra de realização de um dos atores favoritos do público alemão, Moritz Bleibtreu.

Na secção Perspectivas, marcada pela irreverência das primeiras ou segundas longas-metragens de realizadores de expressão alemã destacam-se: No Hard Feelings, de Faraz Shariat, onde um jovem gay, alemão, filho de exilados iranianos, encontra num casal de irmãos refugiados uma singular afinidade; You Tell Me, de Michael Fetter Nathansky, uma história onde vítimas e culpados se debatem para chegar à verdade e Cocoon, de Leonie Krippendorff, que acompanha a transição de uma jovem para a maioridade e a descoberta de um admirável mundo novo num verão quente em Berlim.

Vários documentários premiados são também reunidos num programa dedicado ao género. Becoming Black, uma das obras exibidas, acompanha a viagem que a realizadora Ines Johnson-Spain empreende para compreender as suas origens. Uma jornada que a leva a confrontar-se com as consequências que o preconceito e negação, existentes na antiga República Democrática Alemã, tiveram na sua vida. De salientar também In the Name of Scheherazade or the First Beergarden in Teheran, da jovem realizadora iraniana Narges Kalhor, uma obra complexa, disfarçada de comédia sobre a construção de uma identidade e da alteridade na vida, como artista, e em particular na Alemanha.

Programação completa aqui


3,50 € - Bilhete individual à venda em Filmin.pt
6,95 € - Toda a programação disponível para subscritores da Filmin