Este evento já ocorreu.

Kellerkino

Cinema na Biblioteca

cinema
5 novembro a 17 dezembro 2019
19h00
Goethe-Institut
Kellerkino

O Kellerkino – Cinema na biblioteca é um ciclo de cinema dedicado ao melhor cinema alemão contemporâneo. De duas em duas semanas, sempre às terças-feiras, é possível assistir a grandes filmes alemães.

Programa:

5 nov
Barbara
De Christian Petzold (2012, 108 min.)
Berlim-Leste, 1980. Barbara, uma médica pediatra da antiga República Democrática Alemã, ousa pedir um visto para o estrangeiro. Como castigo pela tentativa de saída, é obrigada a deixar a capital e a trabalhar num hospital da província, sempre sobre vigilância da Stasi. Descontente, Barbara começa a preparar a fuga para o ocidente com a ajuda do namorado Jörg. Mas quando conhece Andre, o seu novo chefe, tudo poderá mudar. O filme de Christian Petzold, vencedor do Urso de Prata para melhor realização na Berlinale de 2012, é um retrato preciso da vida na RDA, que não se deixa contaminar por discursos ideológicos.

19 nov
Entre Corredores
De Thomas Stuber (2018, 120 min.)
Christian é o mais recente funcionário do hipermercado, mergulhando silenciosamente num universo desconhecido: os longos corredores, a ordem eterna dos armazéns, a mecânica surreal das empilhadoras. Um dia conhece Marion, que trabalha nos corredores dos doces, e começa a apaixonar-se por ela. Todos os funcionários do hipermercado torcem entusiasticamente pela relação. Só que Marion é casada (mas não muito feliz, diz-se.) Na sua segunda longa-metragem, baseada num conto homónimo do escritor Clemens Meyer, Thomas Stuber ilustra, num tom de realismo mágico, o dia-a-dia e os anseios dos trabalhadores numa província do leste da Alemanha.

3 dez
Casa de verão
De Sonja Maria Kröner (2017, 97 min.)
Verão de 1976. Uma família reúne-se para assinalar o falecimento da velha matriarca. Na residência de campo, os dias decorrem habitualmente tranquilos e sem história, as crianças partem à descoberta do jardim e aventuram-se pelo dos vizinhos. Porém, tal como o calor abafado que prenuncia uma tempestade, os conflitos entre os membros da família estalam. Movendo-se com fluidez neste ambiente plurigeracional, a estreia da realizadora Sonja Maria Kröner move-se entre os diversos pontos de vista dos pequenos-grandes dramas familiares.

17 dez
A Floresta das Ilusões
De Maren Ade (2003, 84 min.)
Melanie Pröschle está numa fase de mudança: terminou a relação com o namorado de longa data, concluiu o estágio e vai mudar-se para a cidade para começar a dar aulas. Melanie quer entrar na nova vida com o pé direito, mas rapidamente se debate com problemas, tanto na vida profissional como na vida pessoal: a relação com os colegas é difícil, os alunos não a levam a sério, reagindo de forma agressiva. E a amizade, que Melanie procura criar com a vizinha, nunca se concretiza. A solidão torna-se de tal forma aguda, que Melanie se vê envolvida numa espiral de mentiras e falsas esperanças. Irá Melanie conseguir aprender a relaxar? Com Melanie Pröschle, a realizadora Maren Ade criou uma personagem distinta e inconfundível e um marco na sua filmografia.

Local: