Joaquim Leal
Segunda 2

Segunda 2 de Paulo Ribeiro, com fotografias de Joaquim Leal, documenta o processo de criação da peça coreográfica homónima, estreada no final de 2021, celebrando os 26 anos da Companhia Paulo Ribeiro e marcando o regresso do seu fundador depois da sua saída aquando da sua nomeação para a direção artística da Companhia Nacional de Bailado.
Pela lente de Joaquim Leal, uma exposição e um livro estabelecem uma narrativa visual a partir de toda a prática criativa desta peça, da conceção aos ensaios e à estreia.
A exposição inclui um dispositivo de realidade aumentada – de certo modo, numa dupla significação de nos dar a ver o quotidiano real do coreógrafo e do elenco na criação da peça e de, simultaneamente, através da utilização de aplicações digitais, permitir, através das fotografias, que mergulhemos nas premissas, em testemunhos, num excerto da coreografia, numa música, talvez numa outra cartografia de Segunda 2, possibilitando-nos uma experiência diferente enquanto público.
O encontro entre o fotógrafo Joaquim Leal e o coreógrafo Paulo Ribeiro aconteceu em A Festa da Insignificância (2015), do qual também resultou uma exposição coletiva de fotografia, Dar corpo à utopia (2016), com a participação de outros fotógrafos.
Desde aí, a cumplicidade manteve-se sobretudo na construção de um corpo fotográfico a partir da criação de Segunda 2. A edição deste livro, um documento-memória, questiona a dança para além da sua manifestação física e efémera.
9 a 17 de dezembro, das 14h às 18h
Local: