Jannis Varelas

Projeto coletivo A Gruta

artes
7 novembro 2019 a 31 dezembro 2020
Galeria Quadrado Azul
Jannis Varelas

A Quadrado Azul apresenta uma nova intervenção, da autoria de Jannis Varelas, desenvolvida no contexto do projeto A Gruta, que ocupa a cave da galeria em Lisboa.
As intervenções nas paredes d’A Gruta fazem parte de um cadáver-esquisito, onde os seus autores partilham o seu trabalho através de técnicas de sobreposição, apagamento, transformação e justaposição. Os artistas convidados a trabalhar no interior da gruta dispõem o seu trabalho sobre paredes que nos recordam a pegada humana sobre o planeta. Entre o natural e o artificial, o espaço transporta em si a nuvem negra do Antropoceno, sentida pelos que nela criam, mas também pelos seus visitantes.


A intervenção de Jannis Varelas n’ A Gruta é formada por um conjunto de inscrições – desenhos pintados diretamente sobre as paredes. Os temas – pessoais, encontrados, ou gerados no próprio ato de desenhar – oscilam entre uma força interior – um sujeito que se transforma num objeto fora de si – e motivos exteriores ao seu corpo, encontrados ou próximos das formas infantis. A sua intervenção é formada por um vasto leque de figurações, o que a aproxima de algumas pinturas parietais em igrejas gregas, que tomam o espaço de forma exaustiva. No entanto, ao contrário dessas pinturas, estas figurações são repetitivas e não-hierárquicas, tal como as pinturas do paleolítico.

Segunda a sexta, das 14h às 19h


Local: