Jadwiga Grabowska-Hawrylak
Patchwork
Esta retrospetiva evidencia não só o extenso e precursor trabalho da arquiteta – pela sua genialidade e afirmação enquanto mulher numa área dominada por homens, – como abre as portas à história de Wrocław, uma cidade que, outrora, foi a maior metrópole dos territórios orientais da Alemanha e que, em 1945, foi concedida à Polónia, com o fim da Segunda Guerra Mundial.
Patchwork revela um importante conjunto de 24 projetos concebidos por Jadwiga Grabowska-Hawrylak entre 1954 e 1993. Entre propostas mais especulativas e outras mais pragmáticas, das quais 12 obras construídas, na exposição pode descobrir-se a obra da arquiteta através de desenhos, fotografias e maquetes, incluindo um modelo com quase seis metros de altura, à escala 1:10, de Manhattan, o enorme e escultural complexo habitacional que se tornou o seu projeto mais emblemático, assim como o símbolo das aspirações daquela cidade polaca.
Apesar das mudanças nas tendências da arquitetura, o patchwork costurado por Grabowska-Hawrylak em Wrocław permanece, até hoje, como uma das suas facetas mais interessantes, e continua a ocupar um lugar importante no imaginário coletivo de quem habita e visita a cidade.
Terça a sexta, das 14h às 20h, sábado, das 11h às 20h
Ficha técnica:
Curadoria de Michal Duda e Malgorzata Devosges Cuber
Local: