IX Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas
As Bandas Filarmónicas regressam à Avenida da Liberdade para o já tradicional desfile comemorativo do 1.º de dezembro. Depois de um interregno de um ano devido à pandemia, o Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas volta, assim, a encher de música a emblemática avenida lisboeta, mas ainda num formato reduzido em conformidade com as normas da DGS.
São 19 as bandas que irão participar este ano (em 2019 foram 37 bandas), envolvendo músicos de várias gerações de bandas e agrupamentos vindos de diversos pontos do país. A Orquestra de Percussão de Mafra – Academia do Bombo (Mafra-Encarnação) e a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana abrem este 9.º Desfile Nacional de Bandas Filarmónicas que terá início, como habitualmente, junto à Estátua dos Combatentes da Grande Guerra, pelas 15h.
A Banda Musical e Artística da Charneca é a convidada deste ano para representar Lisboa, a cidade anfitriã desta iniciativa que visa homenagear e divulgar uma prática musical com mais de 200 anos e que, um pouco por todo o país, continua a desempenhar um importante papel na formação cívica e musical de crianças e jovens.
Com término na Praça dos Restauradores, o desfile culmina com a atuação da banda convidada, a interpretação conjunta dos Hinos da Maria da Fonte e da Restauração e também da versão integral do Hino Nacional, sob a direção do Maestro da Banda Sinfónica da GNR, Tenente-Coronel João Cerqueira.
Consulte aqui o alinhamento do desfile.
Evento inserido nas comemorações anuais do 1.º de Dezembro.
Ocorrerão alterações no trânsito na Avenida da Liberdade. Esta via estará cortada à circulação entre o Marquês de Pombal e o Rossio, entre as 12h45 e as 18 horas, de dia 1 de dezembro.
Local: