Este evento já ocorreu.

Impulso Fotográfico: (Des)arrumar o Arquivo Colonial

artes
21 dezembro 2022 a 31 dezembro 2023
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Impulso Fotográfico: (Des)arrumar o Arquivo Colonial

Nesta exposição, a expansão da fotografia associa-se à expansão científica colonial, e a uma certa vocação colonial da fotografia sob a forma de uma tecnologia usada pela ciência para medir, classificar e arquivar documentos de modo potencialmente infinito, reprodutível e difundido de modo massificado.

Partindo desta obsessão pela medição e classificação, mostra-se os modos como territórios e corpos africanos foram medidos e apropriados durante as missões científicas de geodesia, geografia e antropologia e como se difundiram as narrativas da ciência colonial. Mas também se mostra como resistiram, através de outras histórias (ficcionais ou não), desvendadas e criadas pelo sentido crítico da curadoria participativa de artistas e investigadores(as) e ativistas.

A exposição é o resultado destes encontros, dúvidas e questionamentos da equipa multidisciplinar que se envolveu em diferentes fases do projeto, desde a conservação e restauro à digitalização de fotografias e filmes, desde a investigação teórica à propostas artísticas, até à própria construção museográfica.

Terça a domingo, das 10h às 17h

Visitas orientadas gratuitas com marcação prévia: geral@museus.ulisboa.pt | T.213 921 808


Local: