Este evento já ocorreu.

Footnote 15

A Prototype

artes
19 fevereiro a 1 maio 2022
vários horários
Galeria da Boavista
Footnote 15

Footnote 15 pretende explorar o prototípico na obra de artistas portugueses, polacos, brasileiros, argentinos e americanos de diferentes gerações, cuja prática tem em comum linguagens vanguardistas assentes em sistemas modulares e na abstração geométrica.

Este projeto é uma colaboração em curso entre Ana Cardoso (artista portuguesa que vive em Lisboa e Nova Iorque) e Barbara Piwowarska (curadora polaca que vive e trabalha no Porto, na Casa São Roque).

Para a exposição Ana Cardoso contribui com uma instalação de vários painéis concluídos em 2022. As esculturas históricas de Kobro, produzidas entre 1922 e 1933, encontram-se presentes na exposição através do documentário Kompozycje przestrzenne Katarzyny Kobro (Composições espaciais de Katarzyna Kobro, 1971), de Józef Robakowski, mas também na instalação vídeo Prostowanie skrzywienia (Correção de Inclinação, 2007), de Igor Krenz.

Monika Sosnowska apresenta ainda um esboço para uma escultura e um modelo muito pequeno para a instalação de grandes dimensões Bon Voyage (Boa Viagem, 2000). Union Gaucha Productions (Karin Schneider e Nicolás Guagnini) contribui com o seu filme experimental Phantom Limb (Membro Fantasma, 1998) no qual, pela primeira vez, as obras de Kobro e Clark são apresentadas em conjunto.

Eileen Quinlan participa com cinco painéis de polaroides, incluindo First Things First (Primeiras coisas primeiro lugar, 2022,. Jorge Pinheiro apresenta desenhos que derivam de sequências de Fibonacci, bem como a sua histórica escultura em vidro acrílico cor-de-rosa (1970) e Protótipo para Madame Butterfly (1970/2010).

Tomás Cunha Ferreira, cuja obra tem mantido, ao longo dos anos, um diálogo próximo com a prática de Ana Cardoso, conclui a exposição com Murmur (2022), uma intervenção site-specific que consiste em pequenos objetos instalados na fase final de montagem da exposição.

Terça a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h

Visita guiada: 10 abril, às 16h


Ficha técnica:

Artistas: Ana Cardoso, Union Gaucha Productions (Karin Schneider and Nicolás Guagnini), Eileen Quinlan, Jorge Pinheiro, Igor Krenz, Józef Robakowski, Monika Sosnowska e Tomás Cunha Ferreira

Curadoria de Barbara Piwowarska

Local: