Este evento já ocorreu.

Fim de Semana de Ciência

no MAAT e Central Tejo

ciências
1 junho a 2 junho 2019
vários horários
vários locais
Fim de Semana de Ciência

O MAAT – Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia prepara um fim de semana de ciência, nos dias 1 e 2 de junho, com visitas grátis ao museu (edifícios MAAT e Central Tejo) e muitas atividades para toda a família. O evento coincide com o fim de semana em que se comemora o Dia Internacional da Criança. O objetivo é sensibilizar os mais novos para o tema da Energia demonstrando a sua importância e a aplicação prática em tarefas do dia a dia. Vai também ser possível fazer uma viagem ao passado, com direito a percursos secretos, na Central Tejo, e várias experiências com energias renováveis como a solar, eólica, térmica e hídrica.

A viagem começa na Praça do Carvão onde estará um circuito para carros solares, equipados com painel solar, bateria e motor elétrico, que podem ser dirigidos por crianças entre os 10 e os 12 anos. Os mais novos podem ainda construir os seus próprios carrinhos solares e participar numa corrida colocando-os numa pista. Para os mais pequenos, dos 1 aos 5 anos, estará a circular um comboio solar. Para os mais gulosos vai ser possível confecionar bolos de alfarroba com recurso a fornos solares e fazer um workshop para crianças e adultos.

Passado para os oceanos, vai ser possível ver um gerador de ondas e um gerador de coluna de ar oscilante para ver como a captura de energia das ondas marítimas pode produzir energia, através de uma demonstração de centrais piloto. Existirá ainda uma pista para barquinhos solares, na Sala de Comando, onde podem ser realizadas corridas de barquinhos construídos pelos concorrentes.

A Sala dos Condensadores, na Central Tejo, será palco de experiências de várias energias, térmica, eólica e hídrica. Paralelamente será possível assistir a uma rede de distribuição ligada a quatro fontes de produção de energia, construir pilhas com dois metais diferentes separados por um ácido produzem eletricidade, e experimentar um acelerador de partículas de Van der Graaff.

Vai também ser possível visitar duas vezes por dia, às 12 e às 16 horas, o percurso secreto da Central Tejo, zona habitualmente encerrada ao público, e descobrir a história desta fábrica que já iluminou Lisboa. Este fim de semana insere-se no Serviço Educativo na área da Ciência que o MAAT desenvolve de forma continuada ao longo do ano com programas e demonstrações experimentais, adaptados aos vários públicos, destinados a estimular a curiosidade e a vontade de compreender o mundo que nos rodeia e que convidam o visitante a percorrer o caminho que, de descoberta em descoberta, permitiu a produção industrial de energia elétrica.

A Rádio Miúdos, a primeira rádio portuguesa para crianças, também estará presente no fim de semana de ciência com um estúdio móvel onde fará a emissão em direto nos dias 1 e 2 de junho e permitirá a participação de crianças e respetivas famílias nas suas emissões e em várias atividades que têm preparadas.

Local:

Avenida Brasília - Central Tejo, 1300-598 Lisboa