FEST 2020

Novos Realizadores | Novo Cinema

cinema
6 agosto a 12 agosto 2020
Cinema Ideal
FEST 2020

O FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema é uma mostra de cinema que dá a conhecer realizadores emergentes,sendo também uma plataforma para profissionais de cinema, nacionais e internacionais, em ascensão ou já estabelecidos, que se encontram a desenvolver novos projetos e que procuram sinergias.O festival realiza-se, desde da sua criação, em Espinho, no entanto este ano o FEST estende-se também ao Porto e a Lisboa, onde a programação é apresentada no Cinema Ideal.

Sob o tema, As Close as Far Away Can Be, a programação de longas metragens da competição internacional do FEST revela histórias de amor e de luta, de guerra e de descoberta, de libertação e de morte, numa selecção de dez filmes.

Dos filmes em competição destaque para Papicha, a primeira obra da francesa Mounia Meddour que teve estreia na secção Un Certain Regard de Cannes. O filme, um retrato complexo de uma geração de mulheres forçada a lutar contra a opressão, conta a história de um grupo de jovens raparigas que em 1997, na Argélia, organiza um desfile de moda. Jumbo, de Zoé Wittock, é também aguardado com expectativa. Com uma estética ambiciosa e uma estrutura narrativa que cruza elementos do realismo social com o cinema fantástico, ficciona a paixão de uma mulher por um objeto inanimado. De salientar ainda a primeira longa-metragem de Maura Delpero, Maternal, que oferece diversas visões do conceito de maternidade. Também Wildland, de Jeannete Nordhal, apresenta um olhar diferente sobre a Dinamarca, uma das sociedades mais desenvolvidas, frequentemente descrita como um paraíso social, mas onde o mundo do crime é indiferente às estatísticas e prolifera por toda a parte. Por fim, em Earth is blue as an orange, a cineasta Iryna Tsilyk viaja para a frente de guerra para conhecer uma pequena família que tenta lidar com um dia a dia onde a ameaça é constante.

Mais informação aqui

Local: