Este evento já ocorreu.

Férias da Páscoa

Em casa com o Museu

artes
30 março a 9 abril 2020
vários horários
Férias da Páscoa

Para o Serviço Educativo do Museu Coleção Berardo, as interrupções letivas são sinónimo de oficinas lúdico-pedagógicas. Desta vez, não será diferente! Em vez de Férias de Páscoa no Museu, realizá Férias de Páscoa em casa com o Museu.

Nestas duas semanas que se seguem, de 30 de março a 3 de abril e de 6 a 9 de abril, os conteúdos disponibilizados online serão dedicados às famílias. Mantendo as características das atividades, de duração semanal, serão dirigidas às mesmas faixas etárias: dos 4 aos 6 e dos 7 aos 13 anos. Nos primeiros dias de atividade (30 de março e 6 de abril, ambos segundas-feiras), apresentar-se-ão as oficinas semanais, as exposições, os artistas ou as obras a partir das quais serão traçados desafios diários.

Em circunstâncias peculiares e em tempos de poucos recursos, o Museu Coleção Berardo propõe atividades enriquecedoras que recorram a materiais de uso comum e que potenciem um momento de lazer e descontração para toda a família.

Fique atento e boas férias!

30 de março a 3 de abril

RETRATO DE UM PIQUENIQUE
4 aos 6 anos
Com o início da primavera e com a natureza a florescer, é a altura ideal para se fazer um piquenique! Vão descobrir o recanto do Museu Coleção Berardo onde o céu está mais limpo
e a relva mais verdejante. A partir da obra Le Déjeuner sur l’herbe de Alain Jacquet, exploram-se várias técnicas e recriam-se poses e cenários. Tintas, rolhas, pratos, talheres, flores e até a luz do sol vão ser os materiais de eleição! E não se esquece da máquina fotográfica para registar os bons momentos. Tudo a estender as toalhas neste piquenique e adesfrutar da fantástica paisagem de obras de arte!
Conceção e orientação: Francisca Valador e Renato Santos

Ilustrações: Francisca Valador e Inês Machado

VIAGEM IMPROVÁVEL
7 aos 13 anos
Como seria se se pudesse entrar dentro de uma pintura? Falar com os seus personagens ou agarrar nos seus objetos e trazê-los cá para fora? Sonhar a imaginar o que seria diferente se se pertencesse àquele cenário, mas… E, se a pintura contasse mesmo a nossa história, o que nela mudaria? Alterar-se-iam cores? Juntar-se-iam formas? Misturar-se-iam realidade e ficção? A partir das obras da Coleção Berardo, criam-se enredos pictóricos, provocando o improvável.
Conceção e orientação: Fabrícia Valente e Inês Machado

6 a 9 de abril

Ilustrações: Francisca Valador e Inês Machado

A LINHA MÁGICA
4 aos 6 anos
Poderá uma linha ser mágica? Uma linha pode transformar-se em virtualmente qualquer coisa.
Uma linha no papel pode ser plana e viver na superfície; se saltar para o espaço, pode ganhar
volume e criar formas tridimensionais. Que tal pegar nas linhas e levá-las a passear?
Vamos retirá-las das nossas obras de arte preferidas e deixá-las viajar por lugares novos que só nós conhecemos. A partir das exposições temporárias de Joana Escoval e de Julian Opie, vamos brincar com as linhas rígidas de um arame, que se propagam pelo espaço; as linhas desenhadas com lápis, que podem dançar até a folha acabar; ou ainda as linhas de luz,
capazes de iluminar até os lugares mais escuros.
Conceção e orientação: Mariana Ramos e Patricia Trindade

DEAMBULATÓRIO
7 aos 13 anos
Quando uma exposição se transforma em obra de arte, tudo é possível. Na exposição Mutações. The Last Poet, a artista Joana Escoval cria uma poesia visual que vamos desvendando ao deambular pelas formas naturais e arquitetónicas. Para conhecermos este
trabalho, temos de mergulhar nele. Esta é uma obra que se vê a partir de dentro, que se vê caminhando, espreitando, que se transforma à medida que a vamos descobrindo, como se passeámos pela natureza. Já imaginaram entrar dentro uma obra de arte para a explorarem? Este é o nosso desafio: vamos descobrir esta exposição através da observação direta, do
questionamento, do registo gráfico e de outras ferramentas do nosso laboratório de observação artística, para no fim criarmos o nosso próprio deambulatório.
Conceção e orientação: Francisca Correia do Vale e Teodora Boneva

Informações pelo e-mail servico.educativo@museuberardo.pt