Cidade-Miniatura
A maqueta do bombeiro Luís Pereira de Carvalho
Realizada há cerca de um século, ao longo de 26 anos de um trabalho paciente e minucioso de Luís Caetano Pereira de Carvalho, a maqueta do bombeiro (como é carinhosamente tratada pela equipa do Museu de Lisboa) é a peça central da exposição Cidade-Miniatura – A Maqueta do bombeiro Luís Pereira de Carvalho.
Com 2,21 m de comprimento e 0,89 m de largura, à escala 1:1000 e integralmente feita em madeira policromada, a maqueta é um documento fidedigno da cidade nas primeiras décadas do século XX, na qual todos os prédios foram criteriosamente estudados pelo autor e representados com as características e as cores que detinham à altura, mostrando bastantes diferenças da Lisboa de então. Por exemplo, na Praça da Figueira, ainda existia o mercado em ferro e vidro e o Castelo de S. Jorge servia de instalação a uma guarnição militar, bem longe da atual vocação turística.
Como é habitual, a exposição é acompanhada de uma programação paralela que inclui visitas pelos comissários, conversas, atividades para famílias e escolares, bem como a edição de um livro com o resultado da investigação realizada por técnicos do Museu de Lisboa e do Regimento de Sapadores Bombeiros Municipais, por especialistas na história do socorro na cidade e por familiares de Luís Caetano Pereira de Carvalho.
Terça a domingo
Visita guiada pelos comissários: 16 julho, às 15h30
Local: