Experiências do Mundo

A exposição Experiências do Mundo apresenta uma seleção de «microcosmos» poéticos singulares em constante movimento e transformação que desafiam os nossos sentidos a abrirem-se em diferentes direções.
Do desassossego ao assombro, passando pela ironia, os artistas convidados apelam criticamente à nossa capacidade imaginativa, colocando em crise as nossas convicções.
A experiência envolve perceção, imaginação e memória, implica desejo, e refere-se à ação, à prática e ao pensamento; é sempre individual e coletiva, interna e externa. Cada pessoa experimenta o mundo de uma forma diferente e fá-lo em contínua transformação.
O mundo move-se – assim como, com ele, tudo o que o habita.
O museu é também um lugar de experiência, definido pela sua forma arquitetónica, pelos objetos que apresenta e pelas relações que estabelece com cada uma das pessoas que o habitam e o visitam.
Aqui, encontram-se objetos deslocados do seu significado quotidiano, fora de escala, em equilíbrios instáveis e com ligações improváveis, ou transformados na sua materialidade; ambientes que alteram a nossa perceção, testando os limites entre propriedades físicas e elementos opostos; luz e escuridão, som e silêncio, vazio e presença; imagens animadas e fixas que provocam a nossa imaginação e memória; linguagens literárias ou uma escrita não linear tornada forma plástica no espaço.
Terça a domingo, das 10h às 18h30
Visitas guiadas: 18 maio, às 17h | 24 maio, às 16h
Ficha técnica:
Artistas: Ann Veronica Janssens, Belén Uriel, Eija-Liisa Ahtila, Ernesto Neto, Fernando Brito, Fischli & Weiss, Gabriel Orozco, Horácio Frutuoso, Mattia Denisse, Mauro Cerqueira, Mona Hatoum e William Kentridge
Curadoria de Nuria Enguita
Local: