Este evento já ocorreu.

Encontros Improváveis

música
1 abril 2022
sex: 19h
Museu do Oriente
Encontros Improváveis

Neste recital, a violinista Olivia Edmundson-Andrade e a pianista Joana David apresentam um conjunto de obras para violino e piano, assim como peças a solo, num encontro improvável entre compositores europeus e chineses. A primeira parte do recital é preenchida pela sonata de Johannes Brahms para violino e piano em sol maior. É uma peça de carácter romântico, com três andamentos contrastantes, datada do final do século XIX, sendo a primeira obra escrita pelo compositor para a formação de violino e piano.

A segunda parte do recital será dedicada a compositores portugueses e chineses. Irão começar por interpretar Nocturno, de Joly Braga Santos, que foi a primeira obra escrita por este compositor, na sua juventude, em meados do século XX. Segue-se um momento de piano a solo em que Joana David irá executar Nocturno, de António Fragoso, em ré bemol maior, uma peça composta no início do século passado.

O recital prossegue com peças de compositores chineses contemporâneos. Primeiro serão apresentadas duas obras da compositora Bun-Ching Lam, de origem macaense, natural de Macau: Solitude d’automne, para violino e piano; Helegy – for Herb, para violino solo. Ambas as peças serão executadas pela primeira vez em Portugal. A fechar o recital, será apresentada uma peça intitulada Fisherman’s Song, da compositora chinesa Chen Yi, nascida em Cantão, cuja produção musical tenta fazer como que uma síntese entre uma linguagem de cariz ocidental e a música tradicional chinesa.

Programa
I parte
Johannes Brahms | Sonata N.° 1 em Sol Maior, Op. 78, para Violino e Piano (“Regensonate”)
I. Vivace ma non troppo
II. Adagio
III. Allegro molto moderato
II parte
Joly Braga Santos | Noturno, para violino e piano
António Fragoso | Nocturno, para piano solo
Bun-Ching Lam | Solitude d’automne, para violino e piano (Primeira Audição em Portugal)
Bun-Ching Lam | Elegy – for Herb, para violino solo (Primeira Audição em Portugal)
Chen Yi | Fisherman’s Song, para violino e piano

Local:

Avenida Brasília, Doca de Alcântara 213 585 200 https://www.foriente.pt/