Em torno de ‘Só eu escapei’

Conversas com o elenco

teatro
26 janeiro a 28 fevereiro 2021
Em torno de ‘Só eu escapei’

O Teatro Aberto apresenta uma mini-série de quatro episódios em vídeo e em podcast com realização de João Lourenço e Nuno Neves, em torno do elenco de Só eu escapei.

As conversas com as atrizes Catarina Avelar, Lídia Franco, Márcia Breia e Maria Emília Correia serão conduzidas pelo jornalista Tiago Palma, e disponibilizadas no Youtube, no Facebook e no Spotify.

Preparada para estrear em maio do ano passado, Só Eu Escapei, da dramaturga britânica Caryl Churchill, esteve em cena no Teatro Aberto até à atual suspensão da atividade cultural, numa encenação de João Lourenço. Escrita em 2016, o encenador considera-a “uma peça profética” por ter antecipado a chegada ao poder de Trump e Bolsonaro, por colocar enfâse no futuro do planeta e da humanidade perante o agravamento da crise climática e, coincidência ou não, o aparecimento de “um vírus que alterou profundamente as nossas vidas”.

Simbolicamente, as quatro mulheres “com mais de 70 anos” (tal como a própria autora indica numa única e breve didascália do texto) são “os quatro cavaleiros do apocalipse”, representação bíblica da peste, da fome, da guerra e da morte.

E, quem melhor do que um leque excecional de atrizes para lhes dar corpo: em cena, Márcia Breia, Catarina Avelar, Lídia Franco e Maria Emília Correia. Estas atrizes são, nas palavras de Lourenço, “a história viva do teatro português do século XX aos nossos dias”.

Veja aqui o episódio piloto: uma conversa com João Lourenço, Vera San Payo de Lemos e Célia Caeiro

Datas de lançamento:
- 26/01 – Conversa com Maria Emília Correia;
- 02/02 – Conversa com Catarina Avelar;
- 09/02 – Conversa com Márcia Breia;
- 16/02 – Conversa com Lídia Franco.