Elas também estiveram lá

Teatro do Vestido

teatro
15 abril a 22 abril 2021
Elas também estiveram lá

Estreado em 2018, Abril, no que parece ter sido um outro tempo (e uma quase outra cidade), Elas também estiveram lá correspondeu, num primeiro momento, a um convite da EGEAC ao Teatro do Vestido para a criação de uma obra para a sala de visionamento do edifício da Rank Filmes, que se acredita ter sido uma sala de visionamento de material audiovisual pela Comissão da Censura, durante parte do Estado Novo. (…) O espectáculo [acabou a] transbordar para as ruas e espaços adjacentes a essa sala e edifício, e preencheu os espaços em branco das imagens de alguns acontecimentos históricos com a memória e histórias de vida de um conjunto de mulheres que também estiveram lá: nos momentos, nas vidas, nos eventos históricos, no lado escondido das imagens, dentro das casas, à espera, na sombra, e na linha da frente também – nas muitas frentes que existiram e existem, e não só naquelas que a história oficial escolheu registar. É de história política que se trata, sim, mas também de história do quotidiano, dos afectos e de resistência.

A encenação original desta obra não cabe num registo videográfico. Transbordando, por isso, o mero registo, o que aqui se apresenta é uma re-leitura do espectáculo original e sua transformação num outro objecto – fílmico… [trecho de texto de Joana Craveiro]

Mais informação.

Transmissão online entre as 21h30 e as 00h30


Ficha técnica:

Teatro do Vestido. Joana Craveiro, concepção, texto e realização; Ainhoa Vidal, Inês Monteiro, Inês Rosado, Joana Craveiro, Joana Margarida Lis, Júlia Guerra, Tânia Guerreiro e Vera Bibi, interpretação.