Dos Deuses

Leonor Barata

teatro
17 abril a 18 abril 2021
sáb: 16h; dom: 11h, 16h
São Luiz Teatro Municipal
Dos Deuses

No início dos tempos, do mundo e da história, os deuses reinavam solitários. Depois a vida aconteceu, tal como acontece aos humanos, e tiveram as suas batalhas – ganharam algumas perderam outras – apaixonaram-se, casaram, descasaram, foram pais, irritaram-se, fizeram as pazes, perdoaram…

Em cena, Leonor Barata constrói uma árvore genealógica divina com a colaboração do público, revisitando as histórias dos deuses do Olimpo. Através de um jogo de cartas, recuperam-se histórias antigas que reverberam ainda em nós e de alguma forma constroem ainda os nossos sonhos: Afrodite continua a nascer da espuma, Sísifo nunca termina o seu trabalho e o que nos teria acontecido se Pandora não tivesse aberto a famosíssima caixa?

Em Dos Deuses, cria-se uma espécie de dicionário vivo, mostrando, uma vez mais, o incrível poder dos verdadeiros clássicos, histórias que nunca param de nos sussurrar ao ouvido e que acabam por nos construir também enquanto cidadãos.

Há muito que o tema do universo clássico acompanha o trabalho de Leonor Barata. Em 2008, estreou Fios e Labirintos, uma produção com O Teatrão sobre o mito de Teseu e Ariadne, e, em 2006, Ver a Odisseia para chegar a Ítaca, a partir de Odisseia de Homero. Agora, em Dos Deuses, procura contar o início do mundo como o conhecemos dentro do paradigma clássico: a criação da Terra e da Noite, a luta dos Titãs, a presença das Moiras, até chegar à terceira geração divina, que tem já forma humana e que vive os seus dramas no Olimpo, mas que, com cada ação e com cada contrariedade, domina os Homens e os seus destinos.

Maiores de 6 anos

Escolas: Por marcação pelo e-mail [email protected]


Ficha técnica:

Criação e interpretação: Leonor Barata

Local: