Donbass – Terras em Disputa

Ciclo de filmes inéditos

cinema
14 maio a 5 junho 2022
Cinema Fernando Lopes
Donbass – Terras em Disputa

O ciclo Donbass – Terras em Disputa integra vários filmes inéditos em Portugal, provenientes dos principais festivais do mundo, que ajudam a perceber melhor o contexto atual da Ucrânia. O ciclo presta ainda homenagem ao realizador Mantas Kvedaravicius que faleceu durante a ofensiva russa naquele país.

O ciclo é organizado pela recém criada Cinetoscópio, uma empresa detida em partes iguais pela produtora O Som e a Fúria, pela Gambito (empresa participante da Alambique Filmes) e pela Risi Film, que gere em Portugal a plataforma VoD Filmin e organiza eventos cinematográficos como a Festa do Cinema Italiano e o Luso! – Mostra Itinerante de Cinema Português na Itália.

Programa:

14 maio: 21h e 15 maio: 15h
Mariupolis
De Mantas Kvedaravicius, 2016, doc.
Estreado no Festival de Berlim, o realizador e antropólogo lituano Mantas Kvedaravičius foi morto aos 46 anos pelas forças russas em Mariupol, onde filmava as consequências do cerco e dos bombardeamentos sucessivos à cidade ucraniana, que antes fora tema do seu documentário Mariupolis, de 2016.

20 maio: 21h e 22 maio: 15h
Atlantis
De Valentyn Vasyanovych, 2019, ficção
Filme pós-apocalíptico passado num futuro próximo, ambientado num Donbass completamente deserto e inabitável. O filme venceu o Prémio de Melhor Filme na secção Orizzonti do Festival de Veneza e foi o candidato da Ucrânia aos Oscars de 2021.

27 maio: 21h e 29 maio: 15h
Bad Roads
De Natalya Vorozhbi, 2020, ficção
Filme indicado aos Oscars pela Ucrânia em 2022 e vencedor de um prémio na Semana da Crítica de Veneza em 2020, conta quatro histórias que têm como pano de fundo o conflito no Donbass, baseado na obra de teatro homónima.

3 junho: 21h e 5 junho: 15h
War_Note
De Roman Lyubyi, 2021, doc.
O filme integra o Coletivo Babylon 13, um coletivo de realizadores criado durante os acontecimentos da praça Maidan em 2014. Vão documentando o conflito e realizando vídeos, curtas e longas à medida que vão filmando. Vídeos pessoais de telefones, câmaras de vídeo, e GoPros dos soldados ucranianos tecidas numa viagem surrealista à linha da frente da guerra com a Rússia. O filme mostra um mundo bizarro cujas leis são bastante diferentes daquilo a que estamos habituados.

As receitas de bilheteira revertem para associações de apoio humanitário à Ucrânia



5 €

Local: