Dois filmes de Raúl Ruiz
Sessão especial
O Cinema Nimas exibe duas obras de Raúl Ruiz: Fado Maior e Menor, numa sessão (às 19h30) com apresentação e Ponto de Fuga, numa sessão (às 18h) que conta com a presença de Paulo Branco.
Fado Maior e Menor
De Raúl Ruiz, com Jean-Luc Bideau, Melvil Poupaud, Ana Padrão, Jean-Yves Gautier
FRA/POR, 1994, 1h50, M/16
Em 1994, Ruiz filmou em Portugal, com um extraordinário elenco de atores franceses e portugueses, uma obra vagamente inspirada em O Eterno Marido, de Dostoievski, produzida por Paulo Branco. Fado Maior e Menor é uma pérola ruiziana, uma obra-prima quase secreta, onde o cineasta, por atalhos que criam situações novas, mistura, como só ele sabe fazer, relações evidentes, ocultas, surpreendentes, impensáveis.
Ponto de Fuga
De Raúl Ruiz, com Steve Baes, Silva, Rebecca Pauly, Paulo Branco, Tony Jessen, Anne Alvaro
FRA/POR, 1983, 1h20, M/16
Um americano e um português jogam ao póquer uma ilha que só existe nos seus sonhos, nas suas memórias e especulações. Rodado no Baleal, logo a seguir a A Cidade dos Piratas (1983), com Paulo Branco, que também o produziu, e Steve Baes, jogador profissional, nos papéis principais, é um daqueles extraordinários filmes do realizador chileno que poderíamos chamar de improvisação, um film promenade feito dia a dia com as pessoas que o rodeavam, os atores e os técnicos. Acácio de Almeida fez a fotografia, Joaquim Pinto e Vasco Pimentel o som, Arriagada a música.
Local: